Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Nacional intervém e PT deve indicar vice de Confúcio

0

Trapalhadas

O bonde petista, liderado pelo deputado federal Padre Ton, fez tanta trapalhada no processo pré-eleitoral que conseguiu um fato até então inédito por essas bandas, sofrer uma intervenção da Executiva nacional do Partido dos Trabalhadores que determinou aliança com o governador Confúcio Moura (PMDB). A informação foi publicada nesta sexta-feira na Folha de São Paulo e o Padre correu para Brasília, no voo do meio-dia, para tentar convencer a nacional que a melhor aliança é com o grupo de Ivo Cassol.

Por isso

O PT transferiu sua convenção, que estava marcada para domingo, para segunda-feira. Ton tem esperança de que vai conseguir convencer Dilma e companhia, mas suas chances de sucesso são praticamente nulas. A articulação desse apoio partiu dos senadores Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB e Acir Gurgacz, do PDT. Raupp vinha buscando, e forçando, essa aliança há tempos, assim como Acir, que disputa a reeleição. Tendo o PT junto, fica mais fácil ter sucesso, a legenda pode até não ganhar, mas atrapalha se estiver com Cassol.

Dessa forma

O cenário que estava caótico, começa a fazer sentido.

Tristeza

Faleceu nesta sexta-feira em Porto Velho, vítima de infecção generalizada, o jornalista vilhenense Afonso Locks, figura conhecida, proprietário do jornal Correio de Notícias. Locks enfrentava problemas de saúde desde o ano passado. Chegou a fazer cirurgia de coluna em Vilhena, mas seu quadro clínico continuou sem alterações. Em Porto Velho, exames indicaram que seus pulmões estavam comprometidos. Seu corpo será enterrado em Vilhena. Ele tinha 59 anos e já havia atuado nos principais veículos de comunicação do cone sul. Ele deixa esposa, servidora da Receita Federal, Neli Back e três filhos.

Manobra

O presidente da FIERO, Dênis Baú havia convocado uma assembleia geral para esta sexta-feira, com o intuito de alterar o regimento interno da entidade e a entrada de um novo sindicato na composição da FIERO, o Sindicato de Industrialização de Bebidas, Sucos, Polpas e Água Mineral do Estado de Rondônia. Um pedido de liminar, impetrado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia foi atendido pela justiça do trabalho e a assembleia foi cancelada. Além disso, a FIERO foi condenada a pagar multa de R$ 500 mil por ter descumprido uma determinação judicial anterior, que proibia qualquer ato convocatório até o julgamento do mérito da ação, que tramita na justiça do trabalho.

A idéia

Era realizar alteração no estatuto de modo a permitir a reeleição de Baú, que grudou na cadeira da FIERO e não quer nem saber de sair. A juíza Soneane Raquel Dias Moura determinou ao oficial de justiça que fosse na FIERO e se preciso, convocasse ajuda policial para evitar a assembleia.

Convenção

Na convenção do PSD realizada na tarde desta sexta-feira, Hermínio Coelho vem à reeleição para estadual. Quem também vem como candidata a deputada estadual é a jornalista Ivonete Gomes (Rondoniagora). Ela vai disputar eleição pela primeira vez. Neste sábado o PSTU realiza convenção, a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa. O partido deve coligar com o PSOL e possivelmente o PCB, para formar a ‘Coligação Frente de Esquerda’.

O problema

É que o PSD corre o risco de ficar sozinho. O martelo bate na segunda-feira, no último minuto do prazo.

No domingo

Acontece a convenção do PP/PR/PPS/PROS/PV no auditório da ULBRA, em Porto Velho e promete ser quente. Na disputa pelo cargo majoritário, Maurão de Carvalho e Jaqueline Cassol. Caso padre Ton, de fato não consiga reverter a situação em Brasília, o cargo de senado no grupo liderado pelo senador Ivo Cassol fica vago, já que estava reservado ao PT. Porém, pode acontecer uma surpresa. A gente conta se acontecer.

Posse

Reeleito para o cargo de presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Araújo Coelho, foi empossado no cargo na noite desta sexta – feira,27, às 19 horas, durante solenidade na casa de eventos Maison Madeira, em Porto Velho.

Show

Neste sábado, a partir das 17 horas no Parque Circuito, acontece uma programação musical com os shows do cantor cantor Caribé e banda Beradelia Beradélica e logo em seguida se apresenta o cantor Lenine. A programação faz parte da semana “Nós Ambiente” e é uma promoção da prefeitura de Porto Velho.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acessehttp://painelpolitico.com/grupos-de-noticias.

Exame de sangue pode dar alerta sobre predisposição de câncer de mama

Um simples exame de sangue pode oferecer um alerta para as mulheres se elas podem ter câncer de mama mesmo que elas não tenham hereditariedade da doença. Pesquisadores identificaram uma molécula que serve como “interruptor” no sangue que aumenta as chances das mulheres possuírem o câncer. Ao identificarem a mesma no sangue, a chance de se ter a doença pode ser identificada. O marcador é associado como gene do câncer de mama BRCA1 mas também foi encontrado em mulheres que não desenvolveram a doença, logo, não tiveram a mudança nesse gene. Cerca de 10% das pessoas que possuem câncer de mama tiveram variações do gene BRCA1 e BRCA2 herdados dos pais, deixando 90% dos casos inexplicáveis​​. Uma mulher com o gene BRCA1 tem um risco de 85% de desenvolver câncer de mama, levando alguns portadores a tomar a decisão drástica de remover a mama como forma de precaução. Mas até agora não houve nenhuma maneira confiável de predizer a probabilidade de câncer de mama não-hereditário. A mudança que faz o gene tornar-se cancerígeno faz parte do processo pelo qual os cientistas estudam e mostram como agem esses genes. Martin Widschwendter, chefe da pesquisa da University College London, afirma que a descoberta abre uma nova interpretação sobre a doença. Qual a proporção de mulheres com risco de câncer de mama têm o marcador epigenético é desconhecida, mas o fato de que ele não se limita aos que exercem BRCA 1 é significativa e a chance de se prever isto através de um exame de sangue, segundo Widschwendter, é promissor.

 

Comentários
Carregando