Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – No país das coincidências, carne americana chega ao mercado logo após “Carne Fraca”

0

Acordo assinado em 2016 prevê abertura de mercado para exportações, mas também para importados

Problema pontual

Em 2009 a Polícia Federal realizou a Operação Abate, que investigou irregularidades em oito estados. Em Rondônia foram presas 22 pessoas. Frigoríficos, laticínios, curtumes foram alvos, e fiscais corruptos afastados. A Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira encontrou absurdos, mas envolvendo pequenos frigoríficos. Que a JBS possa ser responsabilizada por fomentar a corrupção financiando campanhas eleitorais, ainda vai, mas pegar um problema pontual e generalizar de forma irresponsável, aí é jogar contra o patrimônio. E a conta é bem simples, o Brasil está sendo quebrado para ser vendido a preço de banana no mercado externo. Quer ver?

Teles, petróleo e energia

O governo quer retomar o processo de venda da BR Distribuidora, o “braço sadio” da Petrobrás que nunca deu prejuízo e nem foi alvo da Lava Jato. Mesmo assim, deve ser privatizada. Com a derrocada da Odebrecht, o controle de Santo Antônio e Belo Monte devem mudar de mãos, quem vai levar são os chineses. As teles foram privatizadas por FHC e até mesmo o nosso sistema de comunicação militar, acreditem, está nas mãos dos governos americano e francês. Ou seja, soberania é apenas uma palavra bonita.

E quer saber a melhor?

Em 2016, foi anunciada a abertura de mercado da carne bovina para países como Estados Unidos, Malásia e e Vietnã. Além de exportarmos carne brasileira, no caso americano, o acordo possibilitou também a importação. Entre março e abril, chegarão os primeiros containers. O gado americano é todo confinado, ou seja, a qualidade em relação à nossa carne é inferior. Agora, essa operação é ou não uma enorme ajuda para a carne estrangeira? É mais uma coincidência, no país onde cai avião de ministro, prisões são seletivas e nem vou falar dos vazamentos. Só para fechar esse assunto, a JBS entrou com força no mercado americano, e na segunda-feira da semana passada, havia anunciado acordo para comprar a fabricante norte-americana de produtos suínos Plumrose por U$ 230 milhões de dólares. O negócio amplia a atuação da empresa no segmento de alimentos preparados no EUA.

Falando em soberania

O Brasil lança na quarta-feira, 22, seu primeiro satélite geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas ao espaço. Este será o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Adquirido pela Telebras, o equipamento será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente nas áreas remotas. Cerca de 30% da capacidade do satélite será para uso exclusivo das Forças Armadas. Com 5,8 toneladas e 5 metros de altura, o satélite ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico. A capacidade de operação do satélite é de 18 anos. Se ele não explodir igual aconteceu com Alcântara, pode ser que tenhamos um início de controle sobre nossas próprias comunicações. O lançamento era para acontecer nesta terça, 21, mas foi adiado por uma greve geral na Guiana.

Em Rondônia

Foi assassinado o prefeito de Candeias do Jamari Chico Pernambuco, com cinco tiros na noite do último sábado, Segundo testemunhas eram quatro envolvidos no crime covarde de pistolagem, em duas motos. Pistas concretas, por enquanto, nenhuma, rumores e boatos, sobram. A Polícia Civil trabalha com várias frentes, de crime passional ao cancelamento de contratos da prefeitura. Existe ainda a possibilidade de um acerto de contas em relação à dívidas. Nos resta esperar que esse caso não caia no rol dos crimes insolúveis que em Rondônia só aumentam…

Reforma da previdência

Quatro deputados federais de Rondônia, Marcos Rogério, Expedito Netto, Lindomar Garçon e Nilton Capixaba, além dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz já se comprometeram a votar contra a reforma da previdência que o governo quer aprovar. Mas, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia já está desviando o foco e segundo ele, a reforma trabalhista deve ser aprovada antes. É bom ficar de olho nessas votações, porque como bem sabemos, a Câmara costuma emendar uma sessão na outra e termina aprovando o que bem entende.

Nova droga reduz colesterol ruim em 60%, afirmam cientistas

Uma nova droga pode prevenir ataques cardíacos e derrames, reduzindo os níveis de colesterol ruim, afirmaram cientistas britânico. Um teste internacional com 27 mil pacientes descobriu que aqueles que tomaram o medicamento evolocumab viram seus níveis ruins de colesterol caírem em cerca de 60%, em média. Os pacientes do estudo já estavam tomando estatinas, usadas para reduzir o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL). Apesar disso, os pacientes que tomaram injeções de evolocumab viram seus níveis de LDL cair ainda mais. Eles também ficaram menos propensos a sofrer de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral do que aqueles que tomaram o placebo. O estudo descobriu que, para cada 74 pessoas que tomaram a droga por dois anos, um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) seria evitado. No entanto, os resultados, que foram publicados no New England Journal of Medicine, descobriram que a droga não teve impacto sobre a taxa de mortalidade cardiovascular.

Comentários
Carregando