Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Os negócios vão bem, metade de Porto Velho está para alugar e o restante está à venda

0

E ainda, no DER fica tudo como estava

Crise, onde?

Parece que só a ingrata classe empresarial consegue enxergar a crise econômica que se abate sobre o país, para a companheirada tudo não passa de invenção da “mídia golpista” que teima em querer tomar no tapetão o mandato da companheira Dilma. Bem, essa situação eu deixo para os colegas que militam na grande imprensa debaterem com a turma da estrelinha, que se recusa a enxergar o caos no qual estamos atualmente.

Por aqui

Graças a nossa competente classe política, os negócios vão bem, obrigado. Metade de Porto Velho está à venda, e a outra metade está para alugar. Em praticamente todas as ruas da capital é possível encontrar uma ou mais placas de aluga-se ou vende-se, e elas ficam ali, por meses. Não é que faltem interessados, o que falta é dinheiro. Nós voltamos ao ‘status quo’, exatamente ao mesmo ponto de estagnação que estávamos entre o período do fim do garimpo e o início das construções das usinas do Madeira.

Isso porque

Não houve nenhum planejamento, não houve instalação de indústrias e o setor energético, acredite, continua exatamente como antes. A rede de distribuição da Eletrobrás (antiga Ceron) ainda é uma porcaria, quando chove falta luz, as rede é instável, inapropriada para instalações industriais. O setor de serviços andou, mas não muito. Em função das usinas tivemos um boom imobiliário que inflacionou o mercado, beirou o absurdo. Foram construídos hotéis e praticamente todos estão sentindo a recessão, tem mais hóspede quem tem o menor preço, alguns já fecharam e vários estão á venda.

O ano de 2015

Será um ano de ajustes e principalmente, de sobrevivência. Será um ano em que será praticamente impossível maquiar números e resultados. O governo anda comemorando (?) o fato das contas estarem no azul, mas o levantamento apresentado não leva em consideração uma série de fatores, entre eles o pagamento de empréstimos que foram feitos, cujos recursos simplesmente desapareceram. E nem adianta dizer que foram gastos em obras de infraestrutura, quem anda pelas estradas de Rondônia sabe que isso é mentira, e das grandes.

Frase

“Bons advogados conhecem profundamente as leis e a jurisprudência. Ótimos advogados conhecem muitos juízes. Advogados geniais, como os que cuidam da defesa dos empreiteiros presos da Lava Jato, conhecem ministros, presidentes e ex-presidentes da República”. Jornalista paulista Josias de Souza, em seu blog.

Falando em Lava-Jato

O menino de ouro Marcos Rogério, cotado para assumir a presidência do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, sabe, aquele órgão que apura denúncias contra parlamentares traquinos, deverá ser investigado pela Procuradoria Geral da República por ter recebido dinheiro da Queiroz Galvão, empreiteira investigada na Lava-Jato. A grana entrou via PDT, legenda do parlamentar e ele diz que “não tem nada a ver”.

Barbas de molho

Quem deu uma sumida do noticiário, e aliás quer distância é o senador Valdir Raupp. Em 2008, uma correspondência da embaixada americana em Brasília, endereçada ao setor de inteligência nos Estados Unidos, revelou que a Polícia Federal iria pedir ao Superior Tribunal de Justiça a autorização para abertura de inquérito para investigar a denúncia de que Raupp teria recebido dinheiro para intermediar um acordo comercial entre a empresa francesa Alstom e a Eletronorte. Bem, a influência do senador no setor energético não é novidade alguma, ele já teve até chefe de gabinete preso na Operação Castores (2006), que investigava exatamente isso.

Agora

Com os avanços da Lava-Jato e o início das investigações sobre parlamentares, o que deve acontecer ainda em fevereiro, muito coisa deve vir à tona, inclusive se houve ou não participação de nossos ilustres parlamentares em traquinagens pelo país a fora. Não será surpresa alguma se isso vir de fato a acontecer.

Influência

E Lúcio Mosquini conseguiu o que queria, manter o controle sobre o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a secretaria de Obras. O ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros (?),  Lioberto Ubirajara Caetano de Souza assumiu as pastas nesta sexta-feira oficialmente. Como adjunto assumiu Marcelo Burgel, que era o residente do DER de Alvorada do Oeste. Alguma dúvida sobre as digitais de Laerte Gomes nessa indicação? Quanto ao titular deverá seguir a cartilha que já foi escrita.

Falando nisso

Tramita no Tribunal de Justiça de Rondônia, já em segunda instância, ação civil pública movida pelo Ministério Público contra o ex-comandante do Corpo de Bombeiros, por supostos atos de improbidade. A ação é de 2011 e foi feita pelo coronel Ronaldo Nunes Pereira, e nela constam acusações diversas, como contratações irregulares, pagamentos ilegais de diárias, desvio de viaturas, superfaturamento na compra de peças para veículos e a contratação de um lava jato por R$ 400 mil/ano para lavar as três viaturas que atendem emergências, as chamadas Unidades de Resgate. Quem assina a denúncia é a Associação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (ACBMRO).

Alerta

Quem gosta de caminhar no Espaço Alternativo deve prestar muita atenção onde deixa seu veículo e principalmente quando chega e quando vai embora. Na última quinta-feira, 19, um engenheiro foi raptado no local e ficou horas refém de bandidos enquanto outros levavam sua camionete para ser vendida na Bolívia. Por sorte, policiais militares de Nova Mamoré, em patrulhamento, conseguiram prender os ladrões e desbaratar a quadrilha. Essa não foi uma ação isolada, pessoas que costumam andar por lá já relataram situações semelhantes, então não custa nada ter um pouco mais de atenção.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no www.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondencia para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Mas é carnaval…

Cerca de 75% da população não têm onde morar, não estuda, não têm água limpa. Se ficar doente, morre. Medicamentos básicos são inacessíveis. Há uma única universidade no país, sem alunos. Nos últimos dois ou três anos, pelo menos 60 mil pessoas foram sequestradas, executadas ou torturadas na Guiné. As informações são de Tutu Alicante, principal defensor dos direitos humanos da Guiné Equatorial, que vive exilado nos Estados Unidos. Ele classificou como “insulto para o povo da Guiné Equatorial” a “homenagem” da escola de samba Beija-Flor. Cá entre nós, o Rio de Janeiro vive da contravenção, das miliícias, do tráfico tudo operado sob o olhar complacente do Estado. Alguém acha que receber dinheiro de uma ditadura sangrenta de um país miserável da África vai dar em alguma coisa?

Testes com nova vacina indicam proteção total contra vírus HIV

Macacos totalmente protegidos contra o vírus do HIV. Esse foi o resultado de um teste de uma nova vacina contra o HIV, que deixou a comunidade científica animada. A abordagem da vacina, cujo estudo acaba de ser publicado na revista Nature, é bastante radical. Normalmente, as vacinas treinam o sistema imunológico para combater infecções. Mas nessa nova vacina os pesquisadores do instituto de pesquisa Scripps, com sede na Califórnia, alteraram o DNA dos macacos para dar às células deles propriedade para combater o HIV. A equipe diz que a descoberta é “incrível” e que vai começar os testes em humanos em breve.

Comentários
Carregando