Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Partidos pressionam Cassol por candidatura de Maurão

0

Pressão

Desde que foi lançado o nome de Jaqueline Cassol para disputar o governo, ainda na semana passada que teve início uma pesada pressão sobre o senador Ivo Cassol, para que ele apóie a candidatura de Maurão de Carvalho e deixe de lado a idéia de lançar sua irmã. Nesta terça-feira ele recebeu ligações de vários deputados, mas ficou de reunir com Maurão na sexta-feira. Cassol teria apresentado uma lista de 10 exigências para o deputado, como apoio dos partidos aliados, recursos para a campanha e articulação nos municípios. Segundo Maurão todos os critérios foram atendidos.

Na cozinha

Além dos partidos, deputados e simpatizantes, o senador enfrenta uma pressão doméstica, a de seu irmão César, que não quer nem ouvir falar na candidatura de Jaqueline. César andou falando que apóia Maurão e “vai junto no projeto”. Resta saber se o italiano vai ceder à pressão ou bate o pé e insiste no projeto familiar. Nesse caso, corre o risco de rachar completamente o grupo.

Outro

Partido que está com problemas internos é o PT de Rondônia. Apesar de Padre Ton afirmar que “é candidato”, as coisas não são bem assim e estão longe de estarem definidas. A “companheirada” sabe que está isolada. Com a candidatura de Maurão ganhando corpo, fica cada vez mais longe a aliança com o grupo de Cassol, até porque Ton já disse várias vezes que não vem como vice. Os dois nomes de peso do partido estão em lados opostos, no caso Ton e Fátima Cleide. E devem continuar assim.

Rumos

No próximo fim de semana, a ex-senadora estará reunida com seu grupo para definir seu futuro neste jogo, que é relativamente simples. Se Fátima vier como vice de Confúcio (sonho do governador), fica bom para o PMDB e deixa Acir Gurgacz aliviado. O senador sabe que atualmente o único nome com força para disputar com ele é o da petista. Com isso, Padre Ton viria para reeleição e ainda arrasta Roberto Sobrinho, garantindo duas vagas na Câmara Federal.

Porém

Se Fátima resolver disputar o Senado, e Ton mantendo sua candidatura ao governo, corre o risco de ambos ficar sem mandato. E essa possibilidade é quase nula, já que o padre nem pensa em abrir espaço para Fátima. Outra alternativa é Fátima vir para deputada federal, junto com Padre Ton e eles ainda teriam a possibilidade de levar Roberto “no arrasto”. O mais inteligente, para o PT no momento, é resolver as pendências internas. O processo de autofagia que o partido entrou desde a morte de Eduardo Valverde parece ser irreversível, mas eles não conseguem enxergar com clareza. Pelo jeito, vão morrer abraçados.

Enquanto isso

O PMDB faz as contas para sua nominata a federal. Como pré-candidato eles tem Lúcio Mosquini, Marinha Raupp, Marcelo Bessa e Lindomar Garçon. E esperam eleger os quatro. Cada um está se virando como pode. Mosquini deu uma sumida e tem andado por sua região. Garçon continua pela Linha Triunfo (Candeias) desde que Marcelo Bessa, que agora apresenta um quadro em um programa de tevê, deflagrou a famigerada Operação Apocalipse. E Marinha Raupp é a mais tranquila, já que conta com uma base eleitoral forte em todo o Estado.

Luminus

O Ministério Público do Estado protocolou na Justiça mais cinco denúncias contra envolvidos na Operação Luminus, que desmantelou esquema de corrupção na Prefeitura de Porto Velho, entre os anos de 2006 a 2012. As denúncias são contra gestores e servidores da Emdur, advogados e empresários por crimes de fraudes em processos licitatórios para prestação de serviços de fotocópias simples e xerográficas, impressões, encadernações, plotagem e confecção de crachás, obra de reforma de telhado e manutenção de ar-condicionado, totalizando recursos na ordem R$ 142.709,35. Os denunciados são o ex-presidente da Emdur, Mário Sérgio Leiras Teixeira, os servidores públicos Wilson Gomes Lopes, Wilson Gondim Filho, Walter Fernandes Ferreira, Vera Lúcia da Silva Gutierre e Eleonise Bentes Ramos; as advogadas Joedina Dourado, Noêmia Fernandes Saltão; e os empresários Ivanor Ganbin, Valtair Lemos Lopes, Emílio Lemos Lopes, Francisco Honorário Ferraz,, Roberto José da Silva. O Ministério Público pede a condenação dos envolvidos nos termos das punições previstas na Lei 8.666/93 (Lei de Licitações) no artigo 29 do Código Penal. Serão propostas ações de improbidade administrativa pelos mesmos fatos.

Essa operação

Foi a que prendeu o ex-prefeito Roberto Sobrinho no finalzinho de seu mandato. O Ministério Público ainda vem analisando centenas de documentos, além de arquivos encontrados em computadores apreendidos. A previsão é de que Roberto e toda essa turma passe a próxima década respondendo processos e enrolados em tribunais. Tem gente que acha pouco.

Gatunagem

A Polícia do Legislativo, que atua nas dependências da Assembleia, circulou um comunicado aos servidores para que fiquem atentos a seus celulares e bolsas. Diversos furtos de celulares vem sendo registrado na Casa, assim como o sumiço de dinheiro e cartões de bolsas dos servidores.

Não foi bem assim

O deputado federal Moreira Mendes disse que foi mal interpretado em relação a uma declaração publicada em um site do Cone Sul a respeito do espaço para Hermínio Coelho para disputar as eleições este ano. Moreira afirmou que o presidente da Assembleia tem todo o direito de disputar as eleições este ano, “para o cargo que desejar”. Para Moreira, é importante deixar claro que o momento é de união, “vivemos em uma democracia, Hermínio tem todo o direito de discordar ou concordar com posicionamentos do partido. Evidente que muita gente fica colocando gasolina, afinal estamos em ano eleitoral. O PSD está unido em torno de um projeto e Hermínio faz parte dele”, afirmou o deputado.

Conta-gotas

E o senador Ivo Cassol ficou irritado nesta terça-feira, ao descobrir, durante reunião no Ministério do Planejamento, que apenas mais 48 servidores foram aprovados e serão transpostos para o quadro da União. “Decepcionante!” Essa foi a expressão de Ivo Cassol, deixando claro que ele era “o único senador presente a reunião”. O italiano reclamou que mês passado foram tranpostos 32, e agora 48, “vocês devem estar brincando com a bancada, com os representantes dos sindicatos que vem todo mês para Brasília e com os 20.000 servidores que esperam em Rondônia pelo cumprimento da Lei aprovada no Congresso”. É senador, essa brincadeira não tem graça nenhuma para os servidores.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações clique AQUI.

Estudo comprova tese de que álcool deixa as pessoas mais atraentes

Não existe mulher ou homem feio, é você que bebe pouco. A piada de gosto duvidoso, aparentemente, acaba de ganhar respaldo científico. Um estudo do Grupo de Trabalho Sobre Álcool e Tabaco da Universidade de Bristol, na Inglaterra, conduziu testes de laboratório para avaliar como a bebida altera a percepção das pessoas sobre o que é atraente. As conclusões confirmam o senso comum. Enquanto um grupo de voluntários da pesquisa ingeriu bebidas alcoolicas, outro grupo bebeu um líquido placebo sem teor de álcoll. Então, foram mostradas a eles imagens de 20 rostos masculinos, 20 femininos e 20 paisagens. Os pesquisadores disseram que o grau de atratividade foi mais alto em todos os tipos de imagens entre as pessoas que beberam álcool, em comparação com o grupo do placebo. Os líderes da pesquisa agora levaram seu trabalho a campo. Eles pretendem conduzir testes em pubs durante quatro noites em três pubs de Bristol, o Green Man, o Portcullis e o Victoria: “É um pouco divertido, mas tem uma mensagem séria. Se o álcool muda nossa percepção do que é atraente, pode então levar a comportamentos de risco, como sexo sem proteção”, afirma a pesquisadora Olivia Maynard, da universidade responsável.

 

Comentários
Carregando