Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – PT pode indicar Fátima Cleide para vice de Confúcio

0

Fim de semana

Desde sexta-feira, quando foi anunciada a disposição de Jaqueline Cassol disputar o governo pelo PR, que teve início uma correria entre os candidatos. Muitos não gostaram nem um pouco dessa novidade, outros tocaram a vida como se nada tivesse acontecido e a maioria pretende esperar para ver o resultado de toda essa confusão.

Explico

O problema maior está no grupo do senador Ivo Cassol, que ventilou diversos nomes nos últimos meses, sem ele próprio confirmar nenhum. Por enquanto, o mais consolidado dentro do grupo é Maurão de Carvalho, mas apesar de ser uma espécie de “consenso” entre os partidos aliados, ainda não convenceu o italiano. Cassol conversa, escuta, fala, mas não bate o martelo. Pessoas próximas dizem que ele não confia em Maurão o suficiente para permitir que o deputado capitaneie esse projeto.

Enquanto isso

O PMDB de Confúcio Moura articula em Brasília para “puxar” a ex-senadora Fátima Cleide para o projeto de reeleição. A idéia é traze-la como candidata a vice. Nessa composição Acir Gurgacz teria o apoio tanto do PMDB quanto do PT, que não lançaria candidato ao senado, mas sairia com três federais, Padre Ton, Anselmo e Roberto Sobrinho. Esse é um cenário que começa a fazer sentido, muito mais que a candidatura isolada de Ton. De qualquer forma, ainda está mantida para o dia 17, o lançamento dessa candidatura.

Em campo

Durante o fim de semana, o pré-candidato Expedito Júnior andou pelo cone sul do Estado. Na sexta-feira, inclusive, andou jogando futebol em Vilhena. No mesmo time estava o deputado estadual Luizinho Goebel. Aliás, o PV de Goebel ainda não definiu, com clareza, de que lado vai jogar. Se no time de Ivo, de Expedito ou do Padre Ton. Essa indecisão de Luizinho o prejudicou durante as eleições municipais, quando demorou para definir se disputaria ou não a prefeitura de Vilhena. Pelo jeito, sua reeleição está indo no mesmo rumo. Se ele demorar, vai tomar cartão vermelho.

Correndo atrás

O deputado afastado Adriano Boiadeiro está no interior aguardando o resultado de seu mandado de segurança, impetrado na semana passada no Tribunal de Justiça. Enquanto isso, ele vem se dedicando a intermediação de negócios imobiliários rurais. E deve abrir, em breve, uma imobiliária para atender apenas esse segmento. Boiadeiro disse que vem candidato a reeleição “se existe uma coisa que eu tenho é vergonha na cara. Se eu tivesse feito alguma coisa errada, não tenha dúvida, eu ia embora de Rondônia”, declarou o parlamentar.

Luz vermelha

Irã e Argélia impuseram restrições à carne bovina de Mato Grosso por conta de um caso atípico da doença conhecida como vaca louca registrado em um frigorífico no Estado, disse nesta segunda-feira (12) o diretor-presidente da empresa de alimentos Marfrig, Sérgio Rial. Na semana passada, o Peru e o Egito já haviam imposto embargo temporário, de 180 dias, à carne procedente do Brasil. O ministério da Agricultura disse que um teste realizado no laboratório de Weybridge, do Reino Unido, ratifica resultado das investigações epidemiológicas realizadas no Brasil indicando que se trata de um caso espontâneo, que não tem qualquer correlação com a ingestão de alimento contaminado.

Viajando

O secretário-adjunto de Meio Ambiente do município de Porto Velho, Thiago Castro Gazoni esteve entre os dias 8 e 10 de maio deste ano em Ji-Paraná para participar da “Rondônia Rural Show”. Para isso, recebeu duas diárias e meia, totalizando R$ 598,40. A pergunta é, o secretário responsável pelo assunto não seria da secretaria municipal de Agricultura?

Hidra

Thiago Gazoni foi preso na Operação Hidra de Lerna, que investigou fraudes no Detran de Rondônia. E foi nomeado pelo prefeito como adjunto da SEMA.

Reprovadas

Confúcio Moura teve suas contas de campanha das eleições de 2010 reprovadas pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral. Sabe o que isso quer dizer? Absolutamente nada. Não gera inelegibilidade. Já suas contas de quando foi prefeito em Ariquemes, ainda não foram enviadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Essas sim, se forem reprovadas podem deixa-lo fora da disputa esse ano. Mas está demorando…

Outra conta

Enrolada é a do ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho. O Tribunal ainda não mandou para a Câmara da capital.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações cliqueAQUI.

Homens baixos têm vida mais longa, sugere estudo

nfim uma boa notícia para os baixinhos. Segundo pesquisadores da Universidade do Havaí, homens com estatura menor de 1m58 vivem mais. No fim das contas, o bullying, o complexo de inferioridade e até mesmo as dificuldades cotidianas — como a visualização prejudicada em shows e espetáculos — valem a pena. Como diz o ditado, “quem ri por último, ri melhor”. Há uma explicação científica para o fato. O FOX03, conhecido como gene da longevidade, seria mais atuante nos baixinhos e, inclusive, estaria diretamente relacionado ao seu tamanho. O estudo foi realizado com oito mil homens americanos com descendência japonesa nascidos entre 1.900 e 1.919. Eles foram separados em dois grupos: menores e maiores de 1m58. O resultado das análises, que levaram em conta estilo e condições de vida ao longo dos anos, mostraram que o tamanho era proporcional ao tempo de vida. Os mais baixos também apresentavam menores níveis de insulina no sangue e menor propensão a desenvolver câncer. Cerca de 1.200 homens do estudo, publicado na revista “PLoS ONE”, viveram até 90 ou 100 anos, e aproximadamente 250 deles ainda estão vivos.

Comentários
Carregando