Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Quem estava abonando a folha de ponto da servidora fantasma do DER?

0

Governo silencia sobre caso da servidora comissionada que está estudando medicina na Bolívia

Produtividade

Chama-se Fabiana de Vito a servidora comissionada do governo do Estado que mora na Bolívia onde cursa medicina em uma faculdade particular. Ela recebe líquido, R$ 6.192,58 de salário, sendo que R$ 1.403,08 são de gratificação por produtividade. Já estão chamando o caso de “FIES do Confúcio”, tendo em vista que a moça foi nomeada pelo governador em março deste ano com direito a retroatividade para janeiro. Em fevereiro, segundo ela própria havia informado em seu perfil em rede social, ela já estava em Santa Cruz de La Sierra. O perfil foi apagado, mas o decreto de exoneração ou mesmo uma desculpa daquelas bem esfarrapadas, não foi dada ainda.

Apadrinhada

Mas ela não é culpada sozinha. Alguém grande a está apadrinhando. Um salário desses não é dado a qualquer pessoa. E o mais grave, alguém do DER está abonando sua folha de frequências, ou seja, atestando que ela está “trabalhando”. Essa pessoa precisa ser identificada e exonerada junto com ela. O episódio é só mais um que envolve a problemática folha de pagamento do governo Confúcio.

Vale lembrar

Que investigações do Ministério Público e Tribunal de Contas indicaram que Pelé, Marta Rocha e até o falecido Isaac Benesby estavam na folha de pagamentos de Rondônia. E mesmo assim, passado mais de um ano dessa descoberta, ninguém foi preso ou responsabilizado. Mas as fantasmices, pelo que se vê, continuam a todo vapor.

Enquanto isso

O Tribunal Regional Eleitoral acha que tá tudo bem tá tudo certo e por 7 votos a 0 resolve que Confúcio não precisa ser cassado, de novo. A ação proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral foi rejeitada e o governador, que está no cargo por força de liminar, foi absolvido.

Porém

Ainda faltam julgar outras 5 ações e todas pedem a cassação do mandato de Moura e seu vice, Daniel Pereira. Devem entrar na pauta nas próximas sessões.

Olha essa

Tudo muito lindo o parto que aconteceu dentro de uma aeronave do governo. Pauta que os telejornais adoram, com direito a choradeira e fecha com homenagens aos pilotos. Até ai nada demais, mas a grande pergunta é, porque essa criança nasceu dentro de uma aeronave, durante um voo e não em um hospital, local adequado para esse procedimento?

A resposta

É bem simples, porque o hospital regional de Guajará-Mirim, que é de responsabilidade do Estado, não oferece a menor condição. Foi um caso de sucesso, mas poderia ter terminado em tragédia. Só para recordar, em 22 de maio do ano passado, a moradora de Cujubim, Marcieli Natz deu luz a uma criança em Candeias do Jamari, enquanto estava a caminho de Porto Velho, dentro de uma ambulância. O bebê morreu e seu corpo sumiu. O caso ficou conhecido como “caso bebê Nicolas”. E o governo só costuma falar dos sucessos, mas ignora completamente seus fracassos, que não são poucos.

Em Porto Velho

Os moradores do bairro Três Marias, na zona leste, estão pedindo socorro, de novo. As ruas estão completamente intransitáveis, e teve gente que chegou a mudar de endereço, porque não conseguia chegar em casa, devido as péssimas condições das ruas. Em 2012 os moradores fizeram um protesto, mas até hoje a situação não foi resolvida. Eles disseram que vários vereadores já estiveram no local fazendo mil promessas, porém ficou só nisso mesmo.

Semestralidade

As faculdades Fimca/Metropolitana, instituições de ensino superior particular em Porto Velho, estão cobrando de seus alunos 2015/1 FIES, diferença de semestralidade. O valor chega próximo a um salário mínimo. Os acadêmicos estão reclamando da cobrança. Eles também reclamam da dificuldade de acesso ao campus, já que a rua Araras é escura e favorece a bandidagem que age na região.

No Acre

Lula não foi a inauguração do call center, mas encheu a cara de cachaça e whisky na casa do governador Tião Viana. O cardápio do jantar petista foi regado a peixe e carneiro . Os haitianos ficaram tristes porque o ex-presidente não compareceu ao evento. Segundo Viana, “foi para evitar maldade política”. Ele afirmou que aconselhou Lula a não comparecer ao evento para que não acusassem o petista de campanha política antecipada. “Se a gente traz o presidente Lula aqui, pela dignidade de 99% das instituições não, mas 1% vai dizer que isso é propaganda, política antecipada ilegal e fazer maldade com a história e a biografia de um presidente Lula, e como nós do Acre amamos ele, eu disse a ele: presidente em respeito e em proteção ao que o senhor é pro Acre eu vou lhe pedir pra mandar um abraço apenas pra eles e que o senhor venha visitar a unidade aqui da Contax funcionando…”, afirmou o governador.

Pois é

Mas nesta quinta-feira, curada a ressaca, Lula esteve visitando, junto com o presidente boliviano Evo Morales, o complexo de pscicultura do governo acreano. Entre discursos e andanças, a solenidade durou cerca de 3 horas e meia e seu discurso teve espaço para pérolas e desconhecimento da realidade local. A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) ainda não tem uma única empresa instalada, mas Lula acredita que o Acre, já tem como iniciar os trabalhos. Demonstrando desconhecimento do estado crítico da BR-317, o ex-presidente disse que as empresas do Sul do país podem “chegar ao Pacífico, através de uma estrada moderna saindo aqui do Acre. Isso mostrar que o Acre não quer ficar confinado a ser ume estado rural, mas um estado industrial. É um dos poucos estados que os jovens sabem cantar o hino nacional”. As informações são do site ac24horas.

Logo mais

A partir das 23h30min, estarei sendo entrevistado no programa Amazônia Entrevista, de Paulo Benito, na Rede TV!. Falamos sobre um monte de coisas. Vale a pena conferir. Será exibido em todo o estado, e reprisado na próxima segunda-feira, às 5 da manhã.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no www.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Cientistas descobrem gene causador da anorexia

Clínica Mais Saúde (agende seu check-up 3214-847/9242-1079) – Cientistas da Universidade de Medicina de Iowa, nos Estados Unidos, estão perto de descobrir uma maneira medicinal de se prevenir a anorexia. Em pesquisa ainda em processo de evolução, a equipe de doutores, liderada pelo Dr Michael Lutterat, conseguiu encontrar o gene responsável pelo desenvolvimento da doença. De acordo com o estudo, entre 50% e 70% da deficiência são causados por questões genéticas, somando-se fraquezas psicológicas incentivadas pela obsessão ocidental por um padrão de beleza idealizado ao longo dos anos. Realizado em ratos, o experimento provocou a mutação de um gene em comum entre humanos e os animais, que tiveram uma reação semelhante a de uma pessoa com anorexia nervosa. A equipe de Lutterat observou que alterações no estrogénio receptor podem ser passados do membro de uma família para outro. A dificiência é responsável por causar o distúrbio alimentar. Agora, os cientistas pretendem analisar a atuação do gene alterado no cérebro das cobaias para, assim, descobrir uma maneira possível de se criar um antídoto para a doença.

Comentários
Carregando