fbpx
Coluna – Roberto Sobrinho quer ser candidato à prefeito em 2016

Partido dos Trabalhadores de Rondônia, comandado pelo ex-padre e ex-deputado Ton, quer lançar o “cumpanhero” em uma chapa puro sangue

Crise

Os municípios estão urrando, sem dinheiro para sequer sonhar em investir e em Rondônia um dos que está mais quebrado é Rolim de Moura, graças ao total descaso de César Cassol, que abandonou à prefeitura deixando o abacaxi para seu vice, Luizão, descascar. E a coisa tá tão séria que foram suspensos por decreto temporariamente o pagamento de gratificações de especialização, de incentivo a escolaridade e Auxilio Alimentação. São medidas impopulares, mas necessárias. Atualmente as folhas de pagamento dos municípios estão tornando insustentáveis a manutenção das cidades. E ainda tem gente querendo criar novos municípios.

Em Guajará

A situação não é diferente. Ser prefeito da pérola do Mamoré é arrumar problema para o resto da vida. Desde a desastrosa administração do PMDB por lá, representada por Roberto Pilon, que a cidade está mais quebrada de arroz de terceira. O prefeito já foi comunicado para reduzir gastos com folha, mas como fazer isso, se servidor público tem um monte de “direito adquirido”, entra na justiça e ganha? O atual modelo político-administrativo do Brasil está fracassado. E vai piorar para as cidades menores.

Falando em prefeitura

Caso alguém não lembre, o PT ainda existe em Rondônia e é comandado pelo ex-deputado federal e ex-padre Ton (aposto que você também não lembrava dele). Pois é, e essa ala do PT local quer lançar Roberto Sobrinho (o ex-prefeito, desse você certamente lembra) candidato a prefeitura de Porto Velho. De novo. Tendo como vice, a vereadora Fatinha. Vai ser o que se chama, “uma chapa puro sangue”.

Se vai colar

Não sei, mas é bom lembrar que Porto Velho elegeu e reelegeu Roberto, que tem plena convicção (ninguém tira isso da cabeça dele) que ele foi o melhor prefeito que essa cidade já teve e que toda a população o ama. Então, se ele acredita, porque não, né?

Fique atento

Marginais estão usando um dispositivo eletrônico apelidado de “chapolin”, que interrompe a frequência de rádio do controle remoto de seu carro. Quando você sai do veículo e aciona a trava eletrônica, o vagabundo, à distância também aciona o dispositivo dele, anulando o seu. Como resultado as portas não travam e você não percebe. A partir daí, ele entra no seu carro, faz ligação direta e vai embora. Diversos casos estão sendo registrados, principalmente na região central de Porto Velho. Quadrilhas especializadas estão agindo impunemente, portanto, cuidado e atenção redobrada.

Desmonte

A segurança Pública em Rondônia acabou. Reze, ore, faça figa ou qualquer outra simpatia ou rito religioso, porque se depender de polícia, você está lascado. Não pelos servidores que integram as forças policiais, mas pela total falta de estrutura. O ex-xerife Marcelo Bessa e sua trupe conseguiram esculhambar o que já estava ruim. Não sobrou nada. Dia desses deu uma chuva na delegacia de Furtos e Roubos e queimou tudo que tinha por lá. Tiveram que desenterrar uma máquina de datilografia para preencher documentos.

Pior

É que o atual titular da SESDEC era o adjunto de Bessa. Então já viu, é o famoso trocar “seis por meia dúzia”. Sinceramente? SESDEC, DER e SEDAM prestariam um grande favor ao Estado se pedissem para sair.

Tombo

Em 2014 uma série de eventos realizados pelo DER por todo o Estado foram feitos sem licitação, apenas no “fio do bigode”. Pois é, o bigode caiu e o DER não pagou alguns dos que confiaram. Não foi o órgão em si, mas quem mandava por lá. Diz que hoje em dia a pessoa não atende mais nem ligação…

Governista cego

Senadores de oposição estão indignados com a indicação de Acir Gurgacz para relatoria das “pedaladas fiscais”. O jornal Folha de São Paulo, que ouviu vários, questionam a isenção de Gurgacz e apontam sua proximidade com a base aliada e argumentam que, no plenário e nas comissões, ele sempre vota sob orientação do governo, ainda que em desacordo com outros integrantes do partido. Segundo relatos, seria um “governista cego”. Para o líder da oposição, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), não houve isenção na escolha. “É o sistema vigente, o governo tem maioria no Congresso e faz as indicações que melhor atendem ao seu interesse”, avalia.

Pois é

Como dissemos na última coluna, a gente torce para que Acir entre para a história como o senador que ajudou a tirar Dilma Roussef da presidência. E não como o que morreu abraçado com ela.

Na segunda

Parte uma caravana de Porto Velho a Manaus composta por parlamentares estaduais e federais e tem até alguns vereadores (?) de Porto Velho querendo ir nessa. Fazer o que, não sei, mas eles querem diárias, é mole?

De qualquer forma

A mobilização pela reabertura da BR 319 é grande, e pelo jeito, parece que agora vai. Ela vai tirar Manaus de um isolamento que dura mais de 30 anos, e vai ampliar o comércio entre Rondônia e Amazonas.

Quer um smartphone sem sorteio?

CLIQUE AQUI e veja como ganhar! Presente de natal de PAINEL POLÍTICO.

Solução

Sabe quando você ou sua companheira resolvem fazer aquela receita exótica e quando começam a ler a lista de ingredientes descobre que na sua casa não tem aquele sal negro vulcânico essencial para a conclusão do prato? Pois é, saiba que além de cortes diferenciados de carnes especiais, a Prime Espaço Gourmet tem uma vasta linha de temperos, tanto nacionais como importados. E lá tem o sal negro vulcânico e o vermelho do Himalaia. Vai conhecer. Avenida Jorge Teixeira, 2773.

Desemprego

O Brasil fechou 95.602 vagas formais de trabalho em setembro, segundo o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira. Em 2015, o número de postos fechados soma 657.761 e, em doze meses, já são 1,23 milhão, em torno de 1% da população economicamente ativa do país. Analistas consultados pela agência Reuters previam o fechamento de 65.000 empregos, segundo a mediana das expectativas. Ao todo, foram 1,32 milhão de vagas criadas e 1,42 milhão de demissões.

Ele existe

O Auxílo-Reclusão, aquela bolsa que familiares de presos recebem não é “lenda da direita fascista”. Ele existe de verdade. Foi instituído pela lei n° 8.213, de 24 de junho de 1991. É concedido apenas se o requerente (preso em regime fechado ou semiaberto) comprovar sua condição de segurado, ou seja, desde que tenha exercido atividade remunerada que o enquadre como contribuinte obrigatório da previdência social. Pois é. No Brasil, além de você arcar com os prejuízos do roubo e pagar a comida do preso, ainda tem pagamos uma bolsa. Veja abaixo 6 fatos sobre o tal auxílio:

Arte do Senado Federal
Arte do Senado Federal

Via O Antagonista

Henrique Pizzolato dividirá sua cela com outros dois prisioneiros. O primeiro, informa o Estadão, é Elton Antônio dos Santos, condenado por estupro e violência contra a mulher. O segundo é José Carlos Alves dos Santos, “condenado por envolvimento no escândalo dos Anões do Orçamento, que envolvia o pagamento de propina para destinar obras a  grandes empreiteiras”, e também por ter “mandado matar a esposa, Ana Elizabeth Lofrano, em 1992”. Os dois devem estar com medo de Henrique Pizzolato.

Clínica Mais Saúde informa: Dieta mediterrânea retarda o envelhecimento cerebral

A ciência descobriu mais uma qualidade da dieta mediterrânea: ela retarda o envelhecimento cerebral. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico Neurology. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, com 674 pessoas. A idade média dos voluntários era de 80 anos. Eles viviam em Manhattan, nos Estados Unidos, e não sofriam de demência. Os resultados mostraram que os participantes que seguiam assiduamente a dieta mediterrânea tinham um volume cerebral maior do que aqueles que não a seguiam. O volume de massa cinzenta dos adeptos também era superior. Os autores afirmam que essa diferença corresponde a cerca de cinco anos de envelhecimento. A dieta analisada pelo estudo incluiu a ingestão de uma grande quantidade de vegetais, frutas, legumes, cereais, peixes e gordura monoinsaturada, como azeite de oliva e um baixo consumo de gordura saturada, laticínios, carne vermelha e aves; e quantidades leves ou moderadas de álcool. Ainda de acordo com os autores, o consumo frequente de peixe é particularmente benéfico. “Comer entre 85g e 140g de peixe por semana (e também não exceder o consumo de 100 gramas de carne vermelha diariamente) pode fornecer proteção considerável contra a perda de células cerebrais”, disse Gu ao jornal britânico The Guardian.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

1 thought on “Coluna – Roberto Sobrinho quer ser candidato à prefeito em 2016

  1. Sobrinho de Volta?
    O cara simplesmente deixou o município sem condições de gestão futura.
    O Dr Mauro está sendo um mal prefeito? Está.
    Mas tudo fruto da herança maldita do PT e do Sobrinho.
    Uma cidade completamente sem atratividade cultural, turística e outros,puramente por incompetência, até por que Potencial temos.
    Realmente, Somos uma piada nacional.
    Acho melhor ressuscitar o chiquilito.

Deixe uma resposta