Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Só agora os deputados viram que as estradas estão ruins

0

Parlamentares não viram sucateamento do DER nos últimos anos

Retomando

Foram retomadas as obras nos viadutos de Porto Velho. Finalmente. Iniciadas na desastrada gestão de Roberto Sobrinho, com projetos feitos nas coxas de algum sapo, os elevados estão em obras a mais de seis anos, mas, parece que agora vai. Se de fato forem concluídos, conforme eu havia dito em coluna anterior, vai ficar bem difícil para alguém tomar a prefeitura de Nazif. Os nomes que estão sendo postos não tem o mínimo fundamento e explico, Mário Portugues está empolgado com sua fazenda de soja, Garçon não quer nem ouvir falar de prefeitura e Zequinha Araújo sequer foi reeleito deputado. Mariana vai muito bem em Brasília e acha que a hora não é agora. E ela tem razão.

Em conversa

Com moradores do bairro São Francisco, eles disseram estar satisfeitos com as obras de drenagem que foram feitas. As chuvas não estão mais alagando e segundo eles, “só falta o asfalto” que deve sair nas próximas semanas. Nazif centrou o trabalho na periferia da cidade e pretende mexer na região central, com ênfase ano que vem. Portanto, disputar a sucessão vai dar trabalho. Mas é claro, daqui até lá, muita coisa pode acontecer. Ou não.

Olha essa

Não bastassem os problemas crônicos da segurança pública em Rondônia, o Instituto Médico Legal, cuja sede está caindo aos pedaços faz tempo, também está sem o rabecão para buscar corpos vitimados pela violência. Desde o último fim de semana, que cadáveres aguardam pelo resgate em Extrema, distrito de Porto Velho, situado a cerca de 300 quilômetros da capital. Nesta sexta-feira existe a previsão de que um veículo refrigerado saia de Guajará-Mirim para buscar os corpos em Extrema.

Tem mais

A crise na segurança pública só agrava. O fim de semana na capital foi violento, com assassinatos, assaltos e até invasão de casas por bandidos. Um dos casos, uma família ficou refém durante toda a noite enquanto bandidos levavam a camionete da família para Guajará-Mirim. Graças a intervenção da polícia em Nova Mamoré, o carro foi recuperado e a família libertada. Mesmo assim, mãe, filhos e marido passaram uma noite de terror, de espancamentos e humilhações.

E na terça-feira

Um ônibus urbano foi incendiado no bairro Jardim Santana por dois marginais que estavam em uma moto. De acordo com informações extra-oficiais, a ação se deu em função da prisão de um traficante que agia no bairro. Era só o que estava faltando mesmo acontecer por aqui.

Drama

O Acre está vivendo uma situação terrível em função da enchente que assola praticamente todo o Estado. O nível do Rio Acre superou os 18 metros e o cenário é desolador. Quem puder colaborar com os vizinhos, pode dar uma força efetuando um depósito de qualquer quantia na conta S.O.S Enchente Rio Acre – conta 500-2, da agência 0071-x do Banco do Brasil. Nós aqui passamos por isso em 2014 e a gente já sabe que das regiões Sul e Sudeste não podemos contar com grande ajuda.

Só falta

A Dilma vir sobrevoar o Acre e Rondônia de novo. Acho que ela vai querer estrear os helicópteros da aeronáutica que estão em Porto Velho. Populismo em alta, mas ajuda mesmo, zero.

Por aqui

A situação ainda não é tão dramática quanto no Acre, mas a coisa está feia também. E deve continuar chovendo nas próximas semanas, ao menos é o que prevêem os meteorologistas do Sipam.

Mais do mesmo

Os deputados estaduais estão em clima de guerra com o governo, mas por enquanto uma guerra fria. Diariamente sobrem na tribuna para tecer críticas e agora o foco é o DER. Que as estradas de Rondônia estão um lixo não é nenhuma novidade, mas o problema é que os parlamentares só viram isso agora. Confúcio inventou o tal projeto Estradão e o Mão Amiga, sendo que ambos foram fraudes monumentais. O resultado são estradas esburacadas e dinheiro jogado fora.

O problema

É que a Assembleia não enxergou isso antes. Preferiu fazer o jogo do “gato morto” e fechou os olhos para toda a problemática que estava instalada no DER. Agora o órgão está sucateado, as tais usinas de asfalto estão fechadas, enfim, o cenário é lamentável.

Enquanto isso

Em Brasília o Supremo Tribunal Federal anistiou o mensaleiro José Genoíno, que agora é um “ficha limpa”. Sua anistia se deu graças a um decreto presidencial da Dilma Roussef. Agora só falta o Zé Dirceu, Marcos Valério…

Também em Brasília

A presidente Dilma Rousseff assinou na tarde desta quarta-feira (4) a resolução que autoriza o aumento percentual do álcool anidro na mistura da gasolina, que ficará em 27%. A nova mistura pode começar a ser comercializada a partir do dia 16 de março, quando entra em vigor. Atualmente a mistura está em 25%. A alteração favorece o setor sucroalcooleiro, que estima um aumento na demanda anual por etanol em 1 bilhão de litros, segundo Elizabeth Farina, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). As usinas brasileiras produziram 28 bilhões de litros de etanol no ano passado.

Nesta quinta

O Tribunal Regional Eleitoral julga a ação contra Confúcio Moura. O placar, por enquanto é de 2 votos a favor do governador (desembargador Roosevelt Queiroz e o juiz Juacy Júnior) e um contra, (juiz federal Dimis da Costa Braga). O juiz Delson Xavier apresenta seu voto e o julgamento continua. Existe a possibilidade de outro juiz também pedir vistas, mas é remota. A expectativa é que esse julgamento seja favorável a Confúcio, mas com placar apertado.

Porém

Outra ação proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral deverá complicar, e muito a vida de Confúcio e Daniel Pereira. Mas esse é outro julgamento, vamos esperar esse desta quinta seer concluído primeiro.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no www.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondencia para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Adultos têm média uma gripe de verdade a cada 5 anos

Um novo estudo sugere que adultos só têm uma gripe de verdade a cada cinco anos. Apesar de muitos ficarem doentes com uma frequência maior do que essa, infecções parecidas à gripe geralmente são as responsáveis por esses episódios, segundo a equipe internacional de cientistas. Em um estudo feito na China, os cientistas examinaram amostras de sangue de 151 voluntários com idades entre 7 e 81 anos para analisar a frequência da ocorrência de gripe. A pesquisa, publicada na revista especializada PLoS Biology, analisou as nove principais variedades de gripe conhecidas e em circulação no mundo entre os anos de 1968 e 2009. Todas estas variedades eram do vírus da influenza A (H3N2).

Comentários
Carregando