Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – STF caminha para absolver Cassol e abre caminho para o governo

0

Ação penal contra senador deve ir à julgamento ainda esse ano; e ainda, morte de filho de Rover, um crime que poderia ter sido evitado

Crime de oportunidade

Uma verdadeira tragédia se abateu sobre a família do ex-prefeito de Vilhena José Rover neste fim de semana, quando seu filho foi morto, dentro de casa, durante uma tentativa de assalto. Uma dor indescritível um pai enterrar um filho. Pior, uma morte que poderia ser evitada se o Estado investisse adequadamente em segurança. Foi um crime de ocasião, mas a falta de policiamento nas ruas causa isso, permite que bandidos fiquem à espreita, que circulem pelas madrugadas sem incômodo. O sucateamento da segurança pública em Rondônia tem nome e sobrenome, Confúcio Moura.

Não é de hoje

Que criticamos esse desmonte irresponsável que foi feito na gestão do PMDB. Investimentos sem critérios, fechamento de delegacias, obras eleitoreiras que foram priorizadas ao invés de investimentos em segurança, redução no efetivo e sucateamento do que restou. Crimes como esse podem ser evitados com viaturas nas ruas, policiamento ostensivo e aumento do efetivo.

Descaso

E Rondônia pode perder 30% dos royalties das usinas do Madeira e Samuel em função da privatização da Eletrobrás. Uma audiência pública foi realizada para debater o assunto na Assembleia Legislativa e buscar alternativas, mas dos 24 deputados estaduais apenas três estavam presentes, Léo Moraes e Lazinho da Fetagro. Algum tempo depois chegou Hermínio Coelho Os demais estavam ocupados com afazeres ‘mais importantes’. A prefeitura de Porto Velho e o governo da cooperação enviaram representantes que chegaram depois do início dos debates, a Câmara de Vereadores não mandou ninguém. Sinal que os edis devem estar muito atarefados.

5 anos e 4 meses

Essa foi a condenação da ex-deputada estadual Ana da 8, pelos crimes de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. A ex-parlamentar, que representava a região de Nova Mamoré teve uma passagem complicada pela Assembleia desde o início de seu mandato, quando foi cobrada publicamente por seus financiadores de campanha que queriam os cargos ‘vendidos’ por ela, além de parte de suas emendas. Essa condenação foi por propinas recebidas para dar sustentação política ao ex-deputado Valter Araújo, mas outras virão em breve.

No STF

O ministro Alexandre de Moraes já mandou para o pleno do Supremo a Ação Penal 565 contra o senador Ivo Cassol que deve ser julgada em breve. Cassol já está preparado para o embate jurídico em relação a essa ação. Juntou uma decisão do Tribunal de Contas da União que o isenta de qualquer culpa em relação ao processo licitatório que havia sido feito quando ainda era prefeito de Rolim de Moura. O senador comprovou que não houve dolo no procedimento e o que está em discussão agora é a dosimetria da pena, que já havia sido reduzida.

Com isso

A caminhada de Ivo rumo as eleições em 2018 começa a se delinear de forma mais sólida. Ele já declarou diversas vezes que pretende disputar o governo mesmo por força de liminar, mas pelo andar do processo, é bem provável que ele não precise de uma.

Alívio

E o senador Valdir Raupp comemora o parecer da Polícia Federal que o isentou de qualquer ato de corrupção em relação a acusação de recebimento de propina, que havia sido feita pelo lobista Fernando Baiano. Foi essa delação que colocou o senador como réu na Lava-Jato e ela perde força com o parecer da PF.

Dificuldade para perder peso? O café pode ser o vilão

Se você está enfrentando dificuldades para perder peso, cortar o café da dieta talvez ajude. Pode ser mais difícil para os amantes da cafeína, mas, de acordo com um novo estudo publicado no periódico científico Journal of Food Science, o café pode aumentar a vontade de comer doces. Além disso, o fato de a cafeína deixar as pessoas mais alertas pode reduzir a percepção do sabor doce nas papilas gustativas, fazendo com que consumam mais açúcar, segundo informações do site britânico Daily Mail. Os pesquisadores acreditam que a capacidade da cafeína em amortecer os receptores do sabor, leva ao estado de alerta, mas também reduz a percepção das pessoas sobre a doçura dos alimentos. Isso poderia fazer com que elas tenham uma ânsia maior por esses sabores e acabem consumindo uma quantidade maior de doces.

Comentários
Carregando