Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – TSE libera Expedito Júnior para ser candidato em 2014

0

Liberado

Uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, feita pelo deputado paranaense Pedro Guerra (PSD) colocou, de uma vez por todas, um ponto final na questão envolvendo o ex-senador Expedito Júnior, que vinha gerando uma série de dúvidas, disse-me-disse e teses diversas sobre o tema contagem de prazo. Na sessão da última quinta-feira, 29, a Corte acompanhou, por unanimidade, a decisão da relatora, ministra Luciana Christina Guimarães Lóssio, que disse “o prazo de inelegibilidade de oito anos, previsto na alínea “D” deve ter início na data da eleição do ano da condenação por abuso de poder, expirando no dia de igual número de início do oitavo ano subsequente, como disciplina o Artigo 132, Parágrafo 3º do Código Civil, seguindo a mesma regra estabelecida para a alínea “J” do mesmo dispositivo legal, nos moldes do decidido no julgamento dos precedentes deste Tribunal Superior Eleitoral”.

Com isso

O assunto está encerrado e nem cabe recurso, por parte do Ministério Público Eleitoral, ou mesmo de adversários, já que a questão foi pacificada. E essa decisão consolida a candidatura do tucano, que pode bater as asas e levantar o bico. A decisão do TSE também favorece o senador paraibano, Cássio Cunha Lima, que deve disputar o governo de seu estado.

Enquanto isso

A pré-candidata pelo PR ao governo, Jaqueline Cassol, vem realizando uma maratona de visitas pelo interior, na tentativa de consolidar seu nome junto ao grupo Cassol. Nesta sexta-feira ela esteve na região de Pimenta Bueno, concedendo entrevistas e conversando com lideranças. Maurão de Carvalho, também pré-candidato no mesmo grupo, mas pelo PP, conseguiu declarações de apoio da maioria dos deputados estaduais, que no plenário da Assembleia recebeu apoio até do líder do governo, Kaká Mendonça, que declarou “é um nome que tem o apoio e o consenso entre inúmeros partidos hoje”.

Já Confúcio

Vem cumprindo agenda de inaugurações por todo o Estado. Nesta sexta ele esteve em Buritis e Presidente Médici. No sábado ele e comitiva estarão na região de Pimenta Bueno, onde devem inaugurar uma usina de calcário. O governador vem investindo pesado nesses eventos, na tentativa de melhorar sua imagem, que anda mais baixa que barriga de cobra em todo o Estado. No domingo ele deve aproveitar para descansar.

E o vice?

Confúcio não vai contar com o PT no primeiro turno. A companheirada deve lançar candidatura própria, o que embola o cenário e ajuda o governador, no caso dele, quanto mais candidaturas, melhor. Na semana que vem o PMDB deve anunciar o candidato a vice. A legenda vem conversando com vários partidos, sondou inclusive Maurão de Carvalho, para compor. Outro partido que vem sendo sondado é o PSB.

Expedito

Vai estar neste sábado cumprindo agenda nos municípios de Rolim de Moura e Cacoal. Nesta sexta-feira ele participa de um encontro em Ji-Paraná com os partidos aliados.

Falando em governadores

O blog Diário365 publicou matéria revelando que em Rondônia, 14 ex-governadores recebem salários de R$ 24.405,48 a titulo de “aposentadoria”. São eles     Aida Fibiger de Oliveira, Angelo Angelin, Humberto da Silva Guedes, Ivo Narciso Cassol, Jeronimo Garcia de Santana, João Aparecido Cahulla, José Campedelli, José de Abreu Bianco, José Manoel Luz da Cunha e Menezes, Marlene Alvarenga da Silva, Osvaldo Piana Filho, Silvia Darwich Zacharias, Valdir Raupp de Matos e Vera Therezinha Reichmann Mader.

Na Assembleia

Começa um movimento para acabar com essas aposentadorias.

Falando em pagamentos

Que fim levou a investigação sobre os rolos na folha de pagamento do Estado? A Fundação Getúlio Vargas encontrou uma série de anomalias, achou Pelé e Martha Rocha, mas não achou os responsáveis pela roubalheira. Aliás, tem algumas investigações em Rondônia que lembram as obras dos viadutos de Porto Velho, começam mas não terminam nunca.

Em Porto Velho

O senador Ivo Cassol esteve reunido nesta sexta-feira com o prefeito Mauro Nazif. A pauta da reunião foi uma possível aliança para as eleições deste ano. O PSB, de Nazif, precisa de palanque para seu candidato a presidência, Eduardo Campos. Cassol afirmou na reunião que seu partido, PP, pode atender essa questão. E pode. O PP fechou com Dilma em alguns estados e liberou outros. O PSB não tem como ir com o PMDB, não tem como ir com o PSDB, sobrou o PP.

Embargos

Os advogados de Cassol protocolaram no dia 28 os embargos de delclaração ao Supremo Tribunal Federal. No mesmo dia, segundo a movimentação processual, eles já estavam “conclusos ao relator”.

Congelou

Já os processos que envolvem o senador Valdir Raupp parece que pararam no tempo. A coisa não anda, não entra na pauta, tem sempre uma testemunha nova. Impressionante como as coisas emperram quando tem algué do PMDB envolvido. Pelo visto, vão todos prescrever e Raupp vai sair de fininho. O senador é alvo de diversas ações no Supremo Tribunal Federal, entre elas peculato e corrupção.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acesse http://painelpolitico.com/grupos-de-noticias

Altos níveis de estresse prejudicam fertilidade dos homens

Homens estressados podem ter menos chances de terem filhos. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista “Fertilidade e Esterilidade”, que ligou altos níveis de carga emocional a baixos índices de fertilidade. A pesquisa observou o comportamento de 193 homens, com idades entre 38 e 49 anos. Cada um estimou o quão estressados eles estavam e revelaram eventos de suas vidas que poderiam contribuir para o estresse. Foi constatado que fatos cotidianos que elevam as cargas emocionais afetam a qualidade do sêmen, mesmo quando outros fatores foram levados em conta, como problemas de saúde e índices históricos de fertilidade do paciente. Na publicação, o pesquisador-chefe do estudo, Pam Factor-Litvak, disse que o estresse afeta características físicas do espermatozoide. “Homens que se sentem estressados ​​são mais propensos a ter menores concentrações de esperma em sua ejaculação, e os esperma também têm mais chances de serem disformes ou com mobilidade baixa”, disse. No entanto, foram os estresses relacionados ao trabalho os responsáveis por diminuir os níveis de testosterona e afetar a saúde do sistema reprodutor masculino. Homens desempregados, por exemplo, apresentaram qualidades inferiores do sêmen em relação aos com emprego fixo.

Comentários
Carregando