Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – União manda “mixaria” para desabrigados pelas enchentes

0

É pouco

O governo da enganação andou alardeando nesta sexta-feira que a União vai repassar pouco mais de R$ 5 milhões para ajudar os desabrigados das enchentes do Madeira. É um valor ínfimo, uma mixaria para o tamanho da tragédia que se abateu sobre Porto Velho. O mesmo governo federal, através do Ministério da Integração, repassou para o minúsculo município catarinense de Sombrio, R$ 1,5 milhão. Sombrio tem, segundo o IBGE, pouco mais de 26 mil habitantes. Porto Velho tem 484.992 mil habitantes e destes, mais de 2.200 estão acampados em escolas, ginásios e casas de parentes.

Portanto

Enquanto Confúcio Moura fica fazendo sobrevôos pelas regiões alagadas, o que não resolve absolutamente nada, a população continua sofrendo. Bem melhor que sobrevoar a enchente, seria o governador ir a Brasília tentar arrecadar mais recursos. Os desabrigados vão precisar, e muito, principalmente quando o rio baixar.

Olha essa

A OAB de Rondônia completou 40 anos em 18 de fevereiro último. Porém, as comemorações duraram fevereiro inteiro. Até aí, nada demais. Acontece que o atual presidente, Andrey Cavalcante resolveu “prestar homenagem” aos ex-presidentes da OAB, o que também é justo, afinal, cada qual teve sua participação ao longo da história da entidade em Rondônia, uns mais, outros menos. Mas curiosamente, nos últimos dias, não param de ser enviados releases sobre o tema, repetitivos e ressaltando os nomes dos ex. Não teria problema algum, exceto por um pequeno detalhe, que conto a seguir.

Na semana que vem

O Tribunal de Justiça de Rondônia vai definir a lista tríplice para o cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional. E advinha? Um dos nomes é ex-presidente da OAB. Trata-se do advogado Hiram Marques, que presidiu a entidade entre os anos 1995/2003 e o mesmo vem fazendo uma forte pressão para garantir essa vaga. E pelo jeito, ele vem recebendo uma “forcinha” da atual presidência da OAB.

Só para lembrar

A OAB é uma entidade atuante e de fundamental importância para a manutenção da democracia no país. Na época em que Hiram presidia a entidade, eu como jornalista cobrava a atuação da entidade em relação a inúmeras denúncias que eram feitas contra a Assembleia Legislativa e a situação política do Estado e a OAB, na época capitaneada por Hiram Marques, era omissa.

Combatente

Em 2009 a justiça de Rondônia condenou um amigo jornalista porque o mesmo publicou reportagem sugerindo que o então prefeito Roberto Sobrinho estaria envolvido em casos de corrupção. Atualmente o jornalista está com todos os bens (que não são muitos) penhorados pela justiça, mas segue a vida, de cabeça erguida, bem diferente do ex-prefeito que fechou sua gestão de forma melancólica, ficando 24 horas atrás das grades e hoje em dia nem pode andar direito pela cidade sem ser vaiado ou hostilizado.

Acho que

Algum amigo advogado poderia abraçar essa causa e quem sabe, entrar com uma ação rescisória, já que o Ministério Público acusa o ex-prefeito de uma série de crimes. A justiça precisa ser feita.

Explicando

O deputado estadual Luiz Claudio em contato com a coluna informou que não fez nenhuma emenda para o evento “Viva Rondônia”, promovido por Rodrigo Mota, o “Rodrigo Guerreiro”. Segundo o parlamentar “só vi esse moço uma vez e não fiz nenhuma emenda para esse evento”, explicou Luiz.

Enquanto isso

Em todos os municípios que receberam o tal “Viva Rondônia” a confusão está grande. A população anda querendo saber detalhes dessa história, principalmente os evangélicos, que estão sentindo-se usados.

Em relação

A esse assunto só posso adiantar o seguinte: muita água vai rolar embaixo dessa ponte.

Articulações

Para tentar aliviar a tensão entre PT e PMDB e decidir as alianças nos estados, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamaram o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp e o vice-presidente Michel Temer, para uma reunião, no domingo, no Palácio da Alvorada. Ontem, quinta-feira, Lula também conversou com Raupp, pelo telefone, e pediu para o presidente do PMDB já tenha em mãos uma estimativa de onde será possível negociar para que a aliança entre os dois partidos se reproduza nos estados.

Já se sabe

Porém, que PT e PMDB devem caminhar juntos no Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Amapá, Pará e Mato Grosso.

Aqui

O PMDB torce para que Confúcio Moura tenha uma crise qualquer de consciência e decida não disputar a reeleição. Raupp não acredita em sucesso, nem mesmo com o PT a tiracolo.

Falando nisso

No próximo dia 15 diversos partidos devem ser reunir em Ji-Paraná para tratar de candidaturas a governo e proporcionais. O encontro promete lavagem de roupa suja e muito barulho, mas ao fim deve-se sair com um nome fechado.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Line e Telegram.. Para mais informações clique AQUI.

Estudo indica que Alzheimer mata tanto quanto câncer e problemas cardíacos

É consenso na classe médica que vencer o Alzheimer significa uma das maiores dificuldades do momento. O que muitos não imaginavam é que esse desafio pode ser bem maior do que se pensa. Foi essa a descoberta de um novo estudo realizado nos Estados Unidos, que concluiu que a doença pode ser responsável pela mesma quantidade de mortes causadas por males clássicos como problemas no coração e câncer. O trabalho foi publicado no jornal médico da Academia Americana de Neurologia. O resultado da pesquisa vem “corrigir” informações do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Segundo o CDC, o Alzheimer é o sexto na lista das principais causas de mortes naquele país. O topo do ranking é ocupado por danos cardíacos, seguido de câncer. Estes números são baseados no que é relatado nas declarações de óbito.

Comentários
Carregando