Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – UTI neonatal de Ariquemes vai fechar as portas por incompetência do governo

0

Burocracia da SESAU vem causando transtornos a mães e bebês; E ainda, Assembleia vai abrir CPI do DER

Me perguntaram

E eu não soube responder, mas acho que alguém deve saber. Onde andam as árvores que foram plantadas no Espaço Alternativo em uma grande e espalhafatosa campanha da prefeitura de Porto Velho na gestão de Roberto Sobrinho e que custaram uma fortuna aos cofres? Uma ONG chegou a receber R$ 500 mil para cuidar das mudas que foram plantadas em uma ação que reuniu centenas de pessoas. As plantas simplesmente desapareceram e elas entraram na conta como compensação ambiental das usinas. Tenho quase certeza que alguém vai falar, “elas estão guardadas em um viveiro”, mas eu duvido muito.

Embargos

A defesa de Confúcio Moura apresentou embargos à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que cassou o mandato do governador no último dia 5. Na peça, eles destacam que “a eleição teve mais de 55 mil votos a favor de Confúcio, número superior à quantidade de pessoas que estavam na convenção, cerca de mil participantes”. Mas cá entre nós, nem de longe isso é uma argumento válido e vou mostrar uma posição que a maioria dos rondonienses conhece em um assunto que trata dessa “insignificância”.

Atenção:

“Essa potencialidade, ainda a meu ver, não deve ser avaliada somente diante do número de votos corrompidos, ou fraudados, ou advindos de abuso de poder, ou mesmo da diferença de votação entre o 1º e o 2º colocados, embora essa avaliação possa merecer criterioso exame em cada situação também concreta. Em síntese, a meu ver, o requisito da  potencialidade deve ser apreciado em função da seriedade e da gravidade da conduta imputada.”

Essa citação acima

Foi do ministro Arnaldo Versiani em seu voto no caso de Expedito Júnior, das eleições de 2006, quando ele foi acusado de compra de votos. Na ocasião foi levantado o mesmo argumento de que “a quantidade de beneficiados não afetava o pleito, tendo em vista uma diferença brutal no número de votos entre o primeiro colocado (Expedito) e o segundo (Acir Gurgacz). Para o Tribunal Superior Eleitoral, importa o fato em si, não interessando se é um ou mil votos corrompidos”. Por essa linha, chegamos ao caso de Confúcio Moura.

Em que pese

Um dos juízes “não ter enxergado ilegalidade” na distribuição farta de alimentos na convenção do PMDB, essa é uma discussão que nem merece ser suscitada nessa altura do campeonato. Se haviam pouco mais de 80 convencionais registrados no Demonstrativo de Regularidade  de Atos Partidários (DRAP) da convenção, então qual a necessidade de fazer comida para 5 mil pessoas, sendo que aproximadamente 2 mil almoçaram, tomaram refrigerantes e chuparam picolés naquele dia? Não foi uma ação insignificante, se distribuir comida fosse permitido, certamente haveria em todas as convenções partidárias, mas sabemos que não é, tanto que apenas podem receber alimentação os convencionais, ou seja, aqueles filiados com poder de voto.

Portanto

O que houve foi um comício descarado, mascarado de convenção para pessoas em sua maioria de origem extremamente humilde. Praticamente todos estavam ali por receberem algo ou a promessa de. Elas sequer tinham condições de se dirigirem ao local através de transportes próprios, foram levadas, e portanto, sabia-se que estavam sob a responsabilidade dos candidatos que compunham aquele evento. E cá entre nós, se isso aqui fosse um país sério, a convenção inteira seria nula e todos, absolutamente todos os candidatos que estiveram presentes ao evento deveriam perder seus respectivos diplomas.

Olha essa

Não bastasse toda a problemática envolvendo o setor de saúde de Rondônia, a partir do dia 1 de abril, a UTI Neonatal de Ariquemes vai fechar as portas. Um ofício encaminhado nesta terça-feira ao governador e ao Ministério Público de Rondônia, além da secretaria de saúde, informa que “a interrupção dos serviços se deve aos gestores burocráticos da SESAU”. De acordo com doutora Luciane Berti Cavalcante, diretora da unidade, a SESAU através de seu administrativo, não autoriza a utilização de leitos intermediários, onde os recém-nascidos ficam sob os cuidados de suas mães que os amamentam e lhes dão banho como parte do tratamento humanizado.

Além disso

O administrativo da SESAU entende que “esse serviço não cabe a UTI e glosaram todos os leitos da UTI intermediária, chamada de espaço canguru”. E a diretora conclui o ofício, “nos embasando que a nove anos estamos sem atualização de valores da tabela do SUS, e que nos é interrompido o direito de uma boa atuação médica e qualidade de saúde, não nos sobra nenhuma opção a não ser pelo fechamento dessa unidade”. É a cooperação, cooperando com o caos na saúde de Rondônia.

Prestígio em alta

O advogado rondoniense Andrey Cavalcante inaugurou na última segunda-feira em Brasília um novo escritório foi um dos eventos mais importantes da Capital Federal deste ano. Cerca de 250 pessoas entre advogados, ministros, presidentes de seccionais de grande parte do país e conselheiros federais estiveram presentes a festa de inauguração. Andrey, que também é presidente da OAB de Rondônia, aportou em Brasília em grande estilo e com prestígio em alta. A advocacia rondoniense que vem conquistando espaços em todo o país, deu um grande salto com mais essa conquista.

E mais

Também foi empossado na última segunda-feira como Conselheiro Federal da OAB de Rondônia o advogado Eurico Soares Montenegro Neto. Ele foi nomeado conselheiro federal suplente durante a última sessão ordinária do Conselho Estadual da OAB Rondônia no mês passado e indicado pelo presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, para assumir a vaga do conselheiro Antônio Osman de Sá, que pediu licença do cargo pelo período de 30 dias. Eurico chegou a integrar a lista tríplice para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, ao lado de Alexandre Camargo e Hiran Marques.

Na Assembleia

Ganhou corpo e força a CPI do DER, que na semana passada chegou a causar uma certa confusão quando o deputado estadual Alex Redano retirou seu nome do requerimento após ter assinado. Outro que também “amarelou” foi o deputado Ezequiel Júnior, que alega não ter assinado o documento. Como os parlamentares estão “azedos” com o governo, principalmente pela “coronelização” do Executivo, que indicou coronéis da Polícia Militar para comandar várias pastas, o tempo deve fechar essa semana. Hermínio Coelho anunciou na tarde desta terça-feira que conseguiu assinaturas suficientes e a CPI vai acontecer.

Em que pese

O governo ter tentado de todas as formas esvaziar a CPI, as assinaturas comprovam que as relações não estão tão amigáveis quanto se tenta mostrar. O medo do governo em relação a essa CPI é que no DER tem coisa errada, e muita. É só olhar com atenção.

Ia fugir

O traficante Maximiliano Dorado Muñoz, um dos maiores traficantes do país e estava preso no Panda, em Porto Velho foi transferido para o Presídio Federal após investigações apontarem um elaborado plano de fuga que estava sendo orquestrado. Trabalho rápido de inteligência de quem sabe atuar no setor.

Falando nisso

O Ministério Público do Estado deflagrou nesta terça-feira a Operação Perfídia (tic-tac) e afastou servidores públicos, prendeu gente acusada de corrupção e desvios na prefeitura de Buritis. Mais detalhes na próxima coluna.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no www.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondencia para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Obsidade eleva em até 40% risco de sete tipos de câncer em mulheres

Uma pesquisa da organização britânica Cancer Research UK sugere que a obesidade aumenta em até 40% as chances de mulheres desenvolverem sete tipos de câncer. O problema pode aumentar o risco de câncer de intestino, câncer de mama depois da menopausa, de vesícula biliar, rins, pâncreas, útero e câncer de esôfago. Segundo os pesquisadores, a obesidade pode aumentar o risco de desenvolver câncer de muitas formas. Uma possibilidade é que a doença esteja ligada à produção de hormônios em células de gordura, especialmente o estrogênio. Acredita-se que o estrogênio seja o combustível para o desenvolvimento de câncer. A pesquisa analisou um grupo de mil mulheres obesas e descobriu que, neste grupo, 274 tinham maior tendência a desenvolver câncer ao longo de sua vida. Os pesquisadores também analisaram um grupo de mil mulheres com o peso considerado normal e descobriram que 194 mulheres tinham chances de ser diagnosticadas com câncer durante suas vidas.

 

Comentários
Carregando