Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Valter Araújo é condenado em processo que havia sido absolvido

0

Deve ficar assim

Padre Ton deverá vir como candidato ao Senado pelo grupo do senador Ivo Cassol, tendo dona Ivone Cassol, esposa do senador, como suplente. O PT também coliga na proporcional com o PP, PR e os demais partidos que compõe a coligação e vão fazer um frentão. A idéia é obter o máximo possível de deputados estaduais e federais. Ton, na verdade, só encontrou uma saída honrosa, para se manter em uma disputa majoritária e os demais que se virem, quem tiver voto entra, quem não tiver…

Nesse bolo

Os petistas irão disputar votos com Agnaldo Muniz, que levou seu PSC para o grupo Cassol, além de Luiz Cláudio (PR), Nilton Capixaba (PTB), Carlos Magno (PP), Lizângela Rover (PP), Natanzinho Donadon (PTB) e outros nomes espalhados pelo Estado. Os candidatos petistas são, em sua maioria, de Porto Velho. Fátima Cleide, que teve pouco mais de 20 mil votos para prefeita da capital em 2012, Roberto Sobrinho, ex-prefeito que terminou o mandato na cadeia, Anselmo de Jesus, que está deputado na vaga de Eduardo Valverde, morto em acidente na BR em 2011.

Há tempos

A coluna havia dito que as eleições desse ano seriam decididas pelos três caciques de Rondônia, Ivo Cassol, Expedito Júnior e Valdir Raupp. Os demais partidos são coadjuvantes no jogo e vão de reboque. Pelo desenho do cenário atual, percebe-se que a coluna estava certa. Cassol, mesmo demorando em decidir o rumo de seu grupo, vem mostrando que fera ferida ainda morde, e está conduzindo o processo com maestria. Sua aparente indecisão vem causando insegurança nos demais grupos, que só se movimentam quando ele mexe no tabuleiro. Resta saber se o eleitorado vai concordar com sua escolha.

Porque

Enquanto fica todo mundo de olho na movimentação de Ivo, sua irmã, Jaqueline mantém ritmo de campanha. Nos últimos dias ela vem participando de uma maratona de entrevistas pelo interior e cumprindo agenda de governadora. Mesmo Maurão demonstrando ter apoio de entidades diversas e vários partidos, e comprovando que tem fôlego para uma disputa majoritária, não convenceu o italiano, que tem a maioria dos convencionais e já vem declarando apoio a sua irmã. O lado positivo dessa história é que Maurão conseguiu se projetar em nível estadual, e ganha corpo para disputar a presidência da Assembleia. Mesmo assim, o deputado segue firme em seu propósito de disputar o governo, “sou fiel a meu partido. Me lembro que em novembro do ano passado, em uma viagem ao cone sul, Cassol me apresentou como pré-candidato do grupo ao governo. Na época eu sequer pensava nisso. Mas nossos caminhos são guiados por Deus e é nele que tenho fé”, declarou o parlamentar.

E o PSB?

A pombinha branca de Mauro Nazif anda arrastando asa para os lados do PMDB, e estão adiantadas as conversas, podendo inclusive vir a indicar o vice. Mas, como, se o PSB tem candidato próprio a presidência e o PMDB está fechado com o PT em nível nacional? Simples, eles vão abrir dois palanques em Rondônia, um para Dilma e outro para Eduardo Campos.

Ainda dá tempo

Também de você dar uma passada na Distribuidora Coimbra (lojas na capital e no interior) para comprar sua televisão a partir de 26 até 84 polegadas. Se estiver pela região central da cidade, dá uma passadinha na Coimbra Eletro, no Porto Velho Shopping.

Condenado

O ex-deputado Valter Araújo foi condenado pelo Pleno do Tribunal de Justiça nesta quarta-feira em um processo que ele havia sido absolvido em primeira instância. A ação, que tramitava na 3ª Vara Criminal, movida pelo Ministério Público do Estado, acusava Valter e seus irmãos de “inserir declaração falsa em contrato social da empresa Reflexo Limpeza e Conservação Ltda, com a finalidade de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante (titularidade da pessoa jurídica)”. Na sentença de Primeiro Grau, proferida em janeiro deste ano, o Juiz de Direito Franklin Vieira dos Santos apontou que a empresa sofreu quatro alterações contratuais em um curto de período de seis meses, “É estranho, mas não se aponta nenhuma ilicitude”, destacou o magistrado.

E continuou

“Nem por isso se pode concluir que o Valter (Araújo) ainda seja o dono da empresa ou que dela tenha se afastado colocando seus irmãos como “laranjas”. Não veio prova robusta neste sentido. Nestes termos, é imperioso reconhecer que os fatos que informam a denúncia não foram suficientemente esclarecidos e que o caminho mais seguro e a improcedência da inicial com a subsequente absolvição dos réus”. E o magistrado alertou, “observem os acusados ainda que esta decisão ainda não é definitiva, ficando aguardando eventual recurso apresentado pelo Promotor de Justiça, caso não concorde com a absolvição. Neste caso, a situação dos acusados ficará aguardando o julgamento do recurso pelo Tribunal de Justiça, havendo a possibilidade de mudança desta decisão”. O MP recorreu e Valter foi condenado a 2 anos e 8 meses de prisão em regime aberto, substituída por pena restritiva de direito.

Copa

E começa nesta quinta-feira a tão problemática Copa do Mundo. Expedito Júnior, pré-candidato ao governo pelo PSDB estará em Guajará-Mirim, onde assiste a abertura da Copa na casa de amigos. O governador Confúcio Moura estará pela manhã no Distrito de Surpresa (Guajará-Mirim) e acompanha em sua casa, em Ariquemes, a abertura do evento.

E em Porto Velho

Você tem como opção para assistir aos jogos da Seleção Brasileira a cervejaria Out Beer, na João Goulart esquina com a Calama. Todos os jogos da seleção e os eliminatórios (Oitavas de Final, Quartas de Final, Semi-Final e Final) terão bolão, gratuito. O palpite deverá ser entregue antes do jogo começar. Será considerado apenas o placar, em caso de empate será feito sorteio entre os que acertaram o placar. O prêmio será uma “Bierland Pale Ale – Unidos pela Cerveja”. E ainda, durante os jogos do Brasil, as mesas que estiverem consumindo Bierland, quando sair gol do Brasil receberão como cortesia da casa uma “Bierland Pale Ale – Unidos pela Cerveja”.

Será que sai?

O senador Acir Gurgacz anunciou o lançamento do edital de chamamento para contratar os estudos técnicos e o projeto básico de engenharia da Ferroviária Transcontinental, no trecho entre Sapezal (MT) e Porto Velho . De acordo com o senador Acir, a proposta de construção deste trecho da ferrovia, partido de Porto Velho até Vilhena, foi colocado no orçamento da União e no Plano Plurianual 2012-2015 quando ele foi relator de Receitas do Orçamento da União de 2012. Torço para que essa ferrovia de fato seja concretizada, será uma das obras mais importantes da história de Rondônia e vai desafogar a complicada BR 364.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acessehttp://painelpolitico.com/grupos-de-noticias

Celular no bolso pode afetar qualidade do esperma

Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, acreditam que a produção de esperma pode ser afetada quando o homem deixa o celular no bolso. A culpa, segundo o estudo publicado na revista “Environment International”, pode ser da radiação eletromagnética emitida pelo telefone. Os cientistas revisaram dez estudos sobre a qualidade do sêmen, realizados com 1.492 homens. Entre os levantamentos estavam testes em laboratório com o esperma exposto à radiação do telefone celular, além de questionários realizados em clínicas de fertilidade. Fiona Mathews, autora chefe do estudo, contou à rede BBC que todos os estudos mostraram uma ligação entre a exposição ao celular e à falta de qualidade do sêmen. O estudo não explica como o celular afetaria o esperma. Entre as possibilidades estão a queda do ciclo de produção de sêmen ou danos ao DNA provocados pela radiação eletromagnética emitida pelo telefone. Outra sugestão é que o calor provocado pela proximidade com o celular prejudique o esperma. Pesquisador da Universidade de Sheffield, Allan Pacey definiu o levantamento como pouco convincente. Para ele, a análise do material é precária. — O que é precisamos é de estudos epidemiológicos mostrando a interferência do celular em nossa qualidade de vida. Até conseguirmos isso, vou continuar com meu iPhone no bolso direito da minha calça.

Comentários
Carregando