Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Vizinhos afirmam que Donadon “passa o dia dormindo em casa”

0

Sem chance

Partidos aliados do PSDB e PSD estão de olho na vaga de senador que deve abrir com a impossibilidade de Moreira Mendes, presidente do PSD, disputar as eleições este ano. Mas eles podem tirar o cavalinho da chuva. Uma determinação da executiva nacional do partido determina que a legenda lance, obrigatoriamente candidatos majoritários. Como o partido está de mãos dadas com os tucanos e abriram mão da candidatura a governo, a de senador obrigatoriamente será do PSD, sob pena do partido não poder coligar. Por isso, Moreira procura em suas fileiras um candidato, que pode ser seu filho Guilherme ou sua esposa.

O problema

É que os partidos aliados de Expedito Júnior estão de olho nessa vaga e começam a botar pressão. Apesar do PSD ter sido aliado de primeira hora, os demais enxergam uma boa oportunidade, e calculam que não tem muito a perder, caso o PSD deixe a aliança. Atualmente as maiores estrelas do partido são Moreira Mendes e Hermínio Coelho. O prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, cotado para ser o candidato da legenda ao governo, pulou fora e afirma que vai pedir votos para Confúcio Moura.

Essa situação

Deve gerar o desconforto nos próximos dias para Moreira e Expedito. A questão precisa ser resolvida, só não se sabe como. Caso Moreira não lance um nome competitivo, a questão pode se complicar. Hermínio já pensou em encarar essa disputa, mas pensou melhor e avaliou, “é uma campanha cara e eu não tenho dinheiro para isso”. O presidente da Assembleia deverá disputar uma cadeira na Câmara Federal, mas a nominata, do jeito que está atualmente, vai ter dificuldades em atingir o coeficiente necessário. Vai depender, e muito, dos rumos que o DEM, de José Bianco seguir. Ele é o fiel da balança nessa disputa.

Acirra

A disputa entre o deputado estadual Maurão de Carvalho e a advogada Jaqueline Cassol. Ele do PP e ela do PR disputam, dentro do mesmo grupo, a indicação para concorrer ao governo. A decisão acontece no próximo domingo, 27, quando as legendas realizam suas convenções.

Falando em Cassol

Durante discurso na Tribuna do Senado nesta terça-feira (24), afirmou que questionará na justiça o Detran de Rondônia e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), que em concurso público para a contratação de pessoal para o Detran, inseriu uma questão afirmando que Cassol havia sido condenado por fraude em licitação e, depois, preso. “E quem é essa empresa Idecan? Com certeza, é uma empresa desonesta. Estamos entrando com um processo contra a empresa, contra os diretores da empresa e contra a diretora do Detran”, disse o italiano vermelho de raiva.

Olha essa

O ex-deputado estadual Marcos Donadon, que atualmente cumpre pena no regime semi-aberto, tem passado suas tardes em um apartamento alugado no condomínio Granville. A vizinhança, que não é pequena, tem se incomodado, e muitos questionam o fato do ex-deputado, que deveria estar trabalhando, passar o dia todo dentro do apartamento. Donadon cumpre pena por desvios de recursos da Assembleia e perdeu o mandato.

Santa Perinela

Esse é o nome de uma associação beneficente de Colorado do Oeste, que recebeu uma fortuna em emendas parlamentares do ex-deputado Marcos Donadon. Até aí, nada demais, exceto pelo fato da entidade ser administrada por seu cunhado Mario Gardinii. A Santa Perinela recebeu mais de R$ 5 milhões em emendas e contratava para os eventos, por ela realizado, a empresa Jirau Som, que pertence a outro cunhado de Marcos Donadon.

Ou seja

Tudo fica em família. A Jirau Som, atualmente possui uma estrutura de palco avaliada em mais de R$ 6 milhões, além de outros equipamentos. Diversos bens também estão em nome dessa empresa, que cresceu com recursos das famigeradas emendas parlamentares.

Distorção

Uma notícia plantada de forma irresponsável, tenta jogar a responsabilidade da dificuldade de abertura para cursos de Medicina em Rondônia ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Na verdade, o Conselho nada tem a ver com a história, quem autoriza a abertura dos cursos é o Ministério da Educação (MEC), que de fato anda colocando uma série de empecilhos. Talvez porque seja órgão de um governo que prefere importar médicos cubanos a investir na abertura e ampliação de cursos em todo o país.

Vai lá

Dá uma passada na LF Confiance e conheça o novo Peugeot 3008, um crossover com tecnologia de ponta e muitas inovações. A LF Confiance fica na Pinheiro Machado, 1875, esquina com a rua Brasília, no bairro São Cristovão.

Pressão

O senador Valdir Raupp, ao que tudo indica, está conseguindo unir o PT com seu PMDB e as legendas devem anunciar a aliança. Apesar de Padre Ton ter se reunido com Cassol na última segunda-feira em Brasília, a tendência será o PT caminhar com Confúcio, mesmo o governador não estando muito à vontade com essa situação. Para o governador, melhor seria uma aliança com o PSB, mas Raupp avalia que a união com o PT é o melhor caminho.

Aposentadoria

Falando em PMDB, a notícia do dia no noticiário político nacional foi o anúncio da aposentadoria de José Sarney, ex-presidente da República e senador pelo Amapá. O ex-presidente disse que não abandonará a disputa por dificuldades em se reeleger, mas por conta da sua idade e da situação de súde sua e sua esposa Marly. Disse ainda que permanecerá usando seu “prestígio” para fins políticos, como ocorre com outros ex-presidentes sem mandato. Tem gente comemorando e dizendo “já vai tarde”.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acessehttp://painelpolitico.com/grupos-de-noticias.

Médicos desaconselham uso da aspirina para pessoas com problemas cardíacos

A aspirina não deve ser mais usada para tentar prevenir derrames em pessoas com um distúrbio no ritmo cardíaco, pois é ineficaz e tem atuado como uma “cortina de fumaça”, impedindo a indicação do tratamento certo, segundo peritos britânicos. O alerta afeta 100 mil pessoas (só na Inglaterra) com fibrilação arterial, que faz o coração bater de forma irregurlar e, por vezes, muito rápido. O Instituo Nacional de Saúde e Cuidados alerta para que os pacientes e seus familiares procurem seus médicos para uma medicação alternativa. Os especialistas afirmam que um quarto das pessoas possuem a deficiência mas não foram diagnosticadas, e que esta é uma condição que aumenta o risco de acidente vascular cerebral em cinco vezes. O conselho dos peritos é a utilização de anticoagulantes – o que substitui o conselho anterior, publicado em 2006, que aprovou os antiagregantes plaquetários, como a aspirina. Cowan, presidente do grupo que elaborou a orientação de saúde, afirma que o uso de aspirina criou uma “cortina de fumaça” nos cuidados.

Comentários
Carregando