Com mensagem ‘bom momento para morrer’, Google fica fora do ar

In Tecnologia
Com mensagem 'bom momento para morrer', Google fica fora do ar

Além do buscador, Google Maps, Google Tradutor e Google Flight também foram afetados; YouTube e Google+ continuaram funcionando normalmente.

O Google ficou fora do ar na tarde desta terça-feira (03). A interface do buscador foi alterada e exibia uma imagem de anime e uma mensagem: “É um ótimo momento para morrer”.

A autoria do ataque é reivindicada por um hacker (ou um grupo) chamado Kuroi’SH. O texto ainda faz menção a outros hackers como forma de agradecimento.

O ataque tirou do ar o buscador e outros serviços como o Google Maps, o Tradutor e o Google Flights. O YouTube segue funcionando, assim como a rede social Google+.

EXAME.com pode constatar que o problema atingiu usuários de diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Procurado, o Google não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

O ataque sofrido é conhecido como “defacement“, quando a interface de um site é substituída por outra. Esse tipo de recurso normalmente é usado por ativistas para espalhar mensagens de protesto. Desta vez, no entanto, nenhuma mensagem foi propagada no ataque.

Na segunda quinzena de dezembro, o Google sofreu um ataque ao seu DNS em Bangladesh, segundo o IB Times. Em agosto do ano passado, uma mensagem similar apareceu após um ataque de hackers direcionado ao site da operadora Tim.

Atualização: Os serviços do Google que estavam fora do ar voltaram a funcionar. O Google Brasil enviou um posicionamento oficial sobre o caso por e-mail a EXAME.com. Leia-o na íntegra a seguir:

Alguns usuários de internet no Brasil tiveram problemas ao acessar o google.com.br devido a um comprometimento de servidores DNS: ou seja, a alteração maliciosa das configurações de direcionamento desses servidores, levando o usuário a um site diferente do que ele pretende acessar. O Google não é responsável pelos servidores de DNS afetados, por isso notificou os administradores, que corrigiram o problema em 30 minutos. Os usuários ainda afetados podem fazer a troca do servidor DNS de sua rede, já que não há nenhum comprometimento do sistemas do Google. O DNS Público do Google pode ser uma alternativa.

Fonte: exame.com

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!

You may also read!

Divulgar fotos íntimas sem permissão vai dar de 3 meses a 1 ano de prisão

Espalhe essa informação Câmara tipifica crime de exposição de fotos íntimas na internet O Plenário da Câmara dos Deputados

Read More...

Minas Gerais confirma 83 mortes por febre amarela

Espalhe essa informação Diante do quadro, o governo mineiro anunciou novas medidas para o combate ao surto Em novo

Read More...
Indicação de Moraes ao STF é aprovada na CCJ e segue para o plenário do Senado

Indicação de Moraes ao STF é aprovada na CCJ e segue para o plenário do Senado

Espalhe essa informação Ministro licenciado da Justiça teve indicação aprovada por 19 votos a 7; indicado por Temer, se

Read More...

Deixe uma resposta

Mobile Sliding Menu