Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Como enviar fotos de alta resolução pelo Whatsapp; aprenda o truque pouco conhecido

O aplicativo comprime as imagens por padrão e elas perdem muita qualidade

0

WhatsApp é uma faca de dois gumes para quem tem familiares e amigos muito ruidosos: te põe a par de qualquer assunto importante em poucos instantes, mas também de um monte de coisas chatas e sem sentido que acompanham as irritantes notificações minuto a minuto. A app é do tipo “ame ou deixe”, mas nos dias atuais é quase impossível deixá-la.

Algo que também incomoda muito desde que sou usuário é a excessiva perda de qualidade das fotos quando enviadas a um contato, mas há uma truque para evitar esta amolação.

Ainda que digam que versões beta já estão testando melhores algoritmos de compressão para que a perda de qualidade das fotos não seja tão evidente, se você não quer esperar até que se decidam sempre é possível burlar por completo a compressão com este truque.

Imaginemos que um contato precisa imprimir, recortar ou editar uma foto, para o qual pede a imagem em sua resolução original, sem a compressão brutal adicionada por WhatsApp. Você pode mandar por e-mail, FTP ou Dropbox. Mas e se você não sabe o endereço ou não sabe o que é FTP e nem configurou o Dropbox? Tranquilo, você ainda pode mandar por WhatsApp. Mas não como foto:

– Primeiro vá até o contato em questão;
– Depois pressione o ícone do clipe para anexar um arquivo e, em vez de selecionar a Galeria de Fotos, selecione Documento;
– Por último, busque a foto no explorador de arquivos e envie-a.

Seu contato receberá a imagem original, tal e qual tirada e processada pela câmera de seu celular. Em geral o WhatsApp comprime a foto para menos de 100 kB (máximo de 800 pixels de largura). Já quando você manda a foto como documento, o arquivo original é enviado, independente da sua largura em pixels e do peso do arquivo, desde que limitado a 100 MB.

A solução ideal seria, talvez, a implementada pelo Telegram: ali você pode escolher sempre entre mandar a foto de forma rápida (e comprimida) ou enviar a imagem original (sem compressão), consciente de que esta última ocupará mais espaço e consumirá mais dados móveis de sua tarifa.

Comentários
Carregando