Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Como melhorar o sinal de GPS do celular?

0

O GPS (Global Positioning System) é um dos recursos mais interessantes presentes em smartphones e tablets. Por meio da tecnologia é possível acessar aplicativos de localização como o Google Maps e o Waze. Além disso, o famoso check-in nas redes sociais também é uma das vantagens desse serviço. Mas como melhorar o sinal de GPS no seu dispositivo? Aprenda algumas dicas que podem melhorar a recepção da antena.

Totalmente operacional desde 1995, o sistema de posicionamento global funciona através de uma rede de mais de vinte satélites, que enviam sinais de micro-ondas. com isso é permitido que a recepção do sinal de quatro ou mais satélites determine a posição do seu aparelho. Atualmente, quase todos os gadgets modernos têm uma antena receptora da frequência.
Passo 1. Conheça seu aparelho;
Dispositivos móveis como smartphones e tablets podem ser ótimos receptores de sinais de GPS, porém, os usuários podem evitar problemas se conhecerem bem seus dispositivos, mantendo eles sempre atualizados. Ler o manual pode ajudar a conhecer as características do seu gadget e descobrir a localização da antena receptora.
Além disso, existem apps para Android e iOS que medem e gerenciam seu sinal de GPS como o GPS Status & Toolbox, GPS Essentials, GPS Speed Test e o FasterFix. Além disso, alguns oferecem serviços para detectar e corrigir falhas e até aprimorar o recebimento das transmissões.
Passo 2. Verifique as condições de seu celular;
É sempre bom lembrar que o recurso do GPS é um acréscimo às funções normais de comunicação dos dispositivos móveis, e por isso a sua ativação gera um maior consumo de bateria.
Assim, esteja preparado para um desgaste mais rápido da carga do seu smartphone quando a antena de geo-posicionamento por satélite estiver ligada. Os dispositivos que utilizarem conexão de internet 3G, 4G ou Wi-Fi também podem ajudar na leitura do sinal do GPS, aumentando a precisão da localização.
Além disso, se você começar a executar simultaneamente muitos aplicativos que usem o GPS, como o Foursquare, Google Maps, Facebook ou Waze, a leitura das transmissões poderá ficar congestionada. Assim, para um melhor resultado, é recomendável encerrar os apps que não estiver utilizando. Vale lembrar que para utilizar o GPS é necessário ativar o serviço nas configurações do seu smartphone ou tablet.
Passo 3. Como conseguir uma boa recepção do sinal.
A antena do GPS dos dispositivos móveis precisa receber as transmissões enviadas pelos satélites. Assim, pode haver falhas ou interferências caso você esteja em lugar mais fechado como nos elevadores, por exemplo. Caso o sinal do GPS não retorne em ambeinte aberto, tente desligar e ligar o aparelho ou utilizar um dos apps já listados.
O ideal é que o aparelho esteja em local aberto, mas sua recepção sofrerá poucas distorções se tiver por perto de uma janela ou superfícies pouco espessas. Edifícios altos também costumam atrapalhar a precisão, já que a altura distorce o posicionamento, dependendo da leitura do satélite.
Além disso, algumas bolsas e cases de smartphone, por exemplo, poderão interferir na orientação do GPS, principalmente se tiverem peças magnéticas ou de aço.
Por fim, é sempre bom lembrar que uma navegação mais precisa de posicionamento global é melhor iniciada se seu celular estiver em uma posição fixa. Por isso, antes de começar a andar ou dirigir, inicie o app de localização desejado, como Google Maps ou Waze.
Comentários
Carregando