Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Como Valter Araújo quase deixou a cadeia…

0

Desabrigado

O Tribunal Regional Eleitoral, cujo prédio está praticamente submerso devido a enchente do rio Madeira precisava de um local para funcionar e conseguiu, junto ao governo do Estado. Atualmente está alojado no Centro Político Administrativo, sede do poder executivo, bem ao lado de uma série de possíveis candidatos este ano, inclusive o próprio governador. O TRE está ocupando dois andares do CPA, e cá entre nós, nada contra o trabalho do órgão, mas ficar alojado em um prédio do executivo, em ano de eleição, favorece qualquer questionamento sobre as decisões do TRE.

Evidente

Que não estou levantando nenhuma dúvida sobre a idoneidade de qualquer dos magistrados daquela Corte, mas a convivência diária com possíveis candidatos pega muito mal. O Tribunal de Contas da União, por norma, determina que antes de alugar qualquer coisa, é necessário buscar se alojar em espaços públicos. Vou dar uma sugestão aos membros do TRE, melhor seria se ficassem no ginásio de Esportes Cláudio Coutinho, local onde inclusive era realizada a apuração de votos, na época das cédulas eleitorais. Permanecendo no CPA, qualquer tipo de decisão contrária aos adversários de Confúcio Moura, estará passível de, no mínimo, um questionamento maldoso. Ou será que não?

Confusão

A prefeitura de Porto Velho optou por suspender o carnaval, uma decisão apoiada por grande parte da população, já que a cidade atravessa uma situação complicada em função da enchente. Só quem reclamou da decisão da prefeitura até agora foi a Banda do Vai Quem Quer, que alega ter entrado na justiça requerendo autorização para sair no sábado. Porém, antes mesmo da decisão judicial, em nota, a Banda informou que “vai sair” e isso vai dar uma confusão danada.

Pelo seguinte

Se a justiça autorizar a saída da Banda, vai ter que autorizar dos demais blocos. E a questão não é apenas a autorização, o problema é maior. Com os blocos nas ruas, policiais e ambulâncias precisam ser colocados à disposição. O Galo da Meia Noite já se ajeitou no poleiro e anunciou que não sai nesta quinta-feira.

Para tentar amenizar

A questão, a Banda do Vai Quem Quer resolveu doar, através de um seus patrocinadores, uma tonelada de alimentos para os desabrigados e também pretende arrecadar mais no sábado, dia da banda. O problema é que os desabrigados não precisam apenas de comida, precisam também de bombeiros, médicos e enfermeiros que certamente estarão trabalhando, caso a banda saia. A questão é polêmica, mas o clima este ano não está para carnaval. Vamos aguardar o desfecho.

Podcast

Ouça a coluna:


_

Calote

E o governo da confusão fez mais uma. Após fechar o shopping cidadão na surdina, o que passaria batido caso não tívessemos revelado a lambança, e após uma enxurrada de críticas, eles decidiram por alugar um prédio inacabado na rua Gonçalves Dias, onde funcionava também a secretaria de Agricultura. Acontece que quando o governo fechou o shopping, exonerou os servidores. Quando reabriu, decidiu readmitir alguns. Isso foi em novembro e já se foram quatro meses, alguns foram nomeados e ainda não receberam e outros sequer foram nomeados, mas estão trabalhando.

Em Jacy-Paraná

O ano letivo está seriamente comprometido em função da enchente. Os professores, a maioria mora em Porto Velho, não conseguem ir trabalhar. As escolas que não estão submersas estão servindo de abrigo.

Em Ouro Preto

O prefeito Alex Testoni, alegando que a maioria dos municípios está em crise financeira, decidiu que não vai realizar o carnaval popular, como faz todos os anos. Segundo ele, “a festa tem um custo elevado e o município tem outras prioridades”.

Pé na rua

O ex-deputado Valter Araújo quase foi solto durante a madrugada de segunda para terça-feira. Foi concedito pelo Superior Tribunal de Justiça recurso em Habeas Corpus ao ex-presidente da Assembleia Legislativa. Quando o alvará de soltura chegou ao Pandinha, foi o maior alvoroço e Valter chegou a sair da cela.

Mas aí

Resolveram ler com calma o documento e viram que o alvará só valia para um dos processos. Com isso, ele foi novamente recolhido. Porém, seus advogados já entraram com um pedido para estender o habeas corpus a todos os processos. Eles acreditam não apenas na liberdade do ex-deputado, mas também em seu retorno à Assembleia Legislativa nas próximas semanas.

Processo criminal

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia recebeu na última segunda-feira denúncia contra a deputada estadual “Ana da 8”, e Alberto Ferreira Siqueira “Beto Baba”. O inquérito que embasou a denúncia, foi instaurado para apurar possível crime de falsidade ideológica praticada, em tese, pela Deputada Estadual Ana Lúcia Dermani Aguiar, na prestação de contas de sua campanha eleitoral referente ao pleito de 2010. O relator do caso, juiz Juacy dos Santos Loura Júnior , votou pelo recebimento da denúncia contra ambos os denunciados, posicionamento que foi acompanhado por todos os demais juízes membros do TRE-RO. Com o recebimento da denúncia abre-se, formalmente, o processo criminal contra os, agora Réus, “Ana da 8” e “Beto Baba”.

Adiado

Por problemas técnicos não foi exibido na manhã desta terça-feira minha entrevista ao programa Conteúdo Amazônia, do jornalista Paulo Benito, na Rede TV!. Em função disso, o programa será exibido hoje à noite, a partir das 22 horas.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Line.

Estudo associa consumo de bacon e ovos fritos ao Alzheimer

​Cortar o consumo de frituras pode diminuir o risco de demência, de acordo com um novo estudo que relacionou compostos encontrados em carnes e ovos fritos com uma das características da doença de Alzheimer. O bacon parece ser especialmente problemático e a química suspeita também foi encontrada em muitos bolos, biscoitos e doces. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. Os pesquisadores dizem que reduzir o consumo de frituras pode ajudar a prevenir esta condição incapacitante e ainda auxiliar na recuperação da memória perdida. Especialistas britânicos disseram que, como ainda leva tempo para descobrir uma droga capaz de curar o Alzheimer, as tentativas de prevenir a doença são de extrema importância. Esta condição, assim como outras formas de demência, afetam cerca de 800 mil britânicos, sendo que o número deve dobrar na medida em que a população envelhece. Os pesquisadores, da Mount Sinai School of Medicine, de Nova York, focaram em componentes chamados produtos finais de glicação (conhecidos pela sigla AGEs). Eles são formados quando a gordura, a proteína e o açúcar reagem ao serem fritos ou grelhados e são encontrados particularmente em salsichas, bacon, pizzas e hambúrgueres. Alimentos cozidos não sofrem esta reação.

 

Comentários
Carregando