Comunidade judaica comemora os 68 anos do Estado de Israel

O evento “União em Iom Haatzmaut” reúne 20 entidades judaicas em São Paulo para a comemoração da Independência do Estado de Israel, com programação cultural e festiva. As atividades ocorrerão entre os dias 11 e 15 de maio.

O evento resulta de uma parceria da A Hebraica, Agência Judaica, Beth-El, B´nai B´rith do Brasil, Comunidade Shalom, Congregação Israelita Paulista/Lar das Crianças, Confederação Israelita do Brasil, Consulado Geral de Israel, El Al, Federação Israelita do Estado de São Paulo,  Fundo Comunitário, Israel Bonds, Keren Kayemet LeIsrael/KKL Brasil, Masa, Museu Judaico de São Paulo/Arquivo Histórico Judaico, Na´amat Pioneiras São Paulo, Residencial Israelita Albert Einstein, Sinagoga do Colégio Renascença,  Unibes e WIZO São Paulo.

Programação

-11 de maio, às 18h30, Ato de Iom Hazikaron e celebração de Iom Haatzmaut, na Praça Jerusalém, no Clube A Hebraica.

-12 de maio, às 20h, o Iom Haatzmaut in Concert – “Shalom al Israel”, na Sinagoga do Colégio Renascença.

-13 de maio, cerimônia de Shabat na Comunidade Shalom.

-14 de maio, Shuk de Iom Haatzmaut, lançamento do livro “Os judeus que construíram o Brasil” e conversa com as autoras Anita Novinsky, Daniela Levy, Eneida Ribeiro e Lina Gorenstein, na A Hebraica; III Maratona de Harkadá (dança judaica) às 19h na CIP. “Jantar do Azul e Branco”, às 20h30 no Salão Adolpho Bloch de A Hebraica.

-15 de maio, atividades e Harkadá na Praça Carmel, na A Hebraica.  Às 10h30 apresentação de um coral da comunidade judaica, com 200 vozes na escadaria do Teatro Municipal. Também fará parte das comemorações neste dia a 35ª Feira da Comunidade da Na´amat Pioneiras São Paulo, das 10 às 18h, no Salão Marc Chagall, de A Hebraica.

Ao meio-dia, na Praça Carmel, na A Hebraica haverá o “Show do meio-dia”.

Às 17h, o coral se apresentará novamente durante o Ato Oficial de Iom Haatzmaut, no Teatro Arthur Rubinstein, de A Hebraica, sob regência do Maestro León Halegua.
Este ato encerrará as comemorações oficiais, com discursos do cônsul de Israel em São Paulo e dos presidentes da Hebraica, Confederação Israelita do Brasil e Federação Israelita do Estado de São Paulo. Completando a programação acontecerá a exposição dos quadros vencedores do Concurso WIZO de Pintura e Desenho Brasil – Israel, das fotos da Campanha “Eu Me Amarro em Israel” do Fundo Comunitário, dos 80 anos da CIP, além da Exposição Israel Tecnologia, da Wizo.

No Rio de Janeiro, a FIERJ, em parceria com o Conselho Juvenil Sionista, Hillel Rio e diversas entidades federadas, realizará em 11 de maio uma grande festa às 18h30, na Hebraica, com barracas de produtos típicos e arkadá, com entrada franca. O apoio é da Embaixada de Israel, Consulado Honorário de Israel no Rio, Fundo Comunitário RJ, Agência Judaica e Hebraica Rio.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta