Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Conheça 10 empresas com 1.000 anos ou mais

0
A crise econômica da Europa abateu, na semana passada, uma relíquia do Reino Unido: a Stephenson Clarke, a mais antiga companhia de transporte marítimo em operação até agora.

Fundada em 1730, a empresa de 282 anos mostrou fôlego para sobreviver a guerras mundiais e a grandes crises econômicas, como a de 1929. Mas, comparada às dez companhias a seguir, ela não passava de uma adolescente. Isto porque, acredite, algumas empresas foram fundadas há 1.000 anos ou mais – e continuam na ativa.

Kongo Gumi
Fundação: 578
Idade: 1.434 anos
País: Japão

A Kongo Gumi é a empresa mais antiga do mundo ainda em atividade. Com mais de 1.400 anos, a companhia começou como construtora de templos. Para sobreviver, porém, soube se adaptar às necessidades de cada época.

Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, enquanto a economia japonesa estava arrasada, a Kongo Gumi sobreviveu fabricando caixões.

Nisiyama Onsen Keiunkan
Fundação: 705
Idade: 1.307 anos
País: Japão

O Nisiyama Onsen Keiunkan é um hotel em Hayakawa, e foi apontado pelo Guiness, o livro dos recordes, como o mais antigo do mundo ainda em operação. Desde que foi criado, já foi controlado por 52 proprietários.

Stiftskeller St. Peter
Fundação: 803
Idade: 1.209 anos
País: Áustria

O Stiftskeller St. Peter foi fundado como uma hospedaria dentro dos muros da Abadia de São Pedro, em Salzburg. Atualmente, é conhecido como a mais antiga pousada e restaurante em operação no mundo.

Staffelter Hof

Fundação: 862
Idade: 1.150 anos
País: Alemanha

O vinho, uma das mais antigas bebidas do mundo, não poderia deixar de contar com um representante na lista. A Staffelter Hof é a mais antiga vinícola do mundo ainda em atividade.

A empresa nasceu como uma concessão do Rei Lothars II a um monastério, já que, naquela época, os monges podiam ter acesso a bons vinhos. Peter Schneiders foi o seu primeiro proprietário privado, ainda na época da Revolução Francesa.

Tanaka-Iga
Fundação: 885
Idade: 1.127 anos
País: Japão

A Tanaka-Iga é outra representante japonesa na lista das empresas milenares. A empresa começou fabricando artigos religiosos. Com o tempo, porém, diversificou seu portfólio e, hoje, trabalha também com móveis e artigos de decoração.

Royal Mint
Fundação: 886
Idade: 1.126 anos
País: Reino Unido

A Royal Mint detém, desde o ano 886, a licença para cunhar as moedas que circulam pelo Reino Unido. É a sua casa da moeda. A empresa também produz moedas para outros países, além de medalhas comemorativas e para as Forças Armadas.

Château de Goulaine
Fundação: 1.000
Idade: 1.012 anos
País: França

O Château de Goulaine é outra vinícola milenar ainda em atividade. Localizada no vale do Loire, próximo a Nantes, a empresa deve seu nome ao Marquês de Goulaine.

Pontificia Fonderia Marinelli
Fundação: 1.000
Idade: 1.012 anos
País: Itália

A Pontificia Fonderia Marinelli é considerada a mais antiga empresa familiar da Itália. A fundição é especializada na produção de sinos. Com o tempo, porém, passou a fabricar também outros artigos religiosos, portais de bronze e a dedicar-se à restauração de sinos.

Weihesntephan Brewery
Fundação: 1.040
Idade: 972 anos
País: Alemanha

A caçula desta lista é a Weihesntephan, a mais antiga cervejaria em atividade no mundo. A empresa começou como uma concessão aos monges do mosteiro homônimo. Quando a cervejaria passou para o controle do Estado, em 1803, sua gestão foi assumida pelo governo da Bavária.

Fonte: exame.abril.com.br
Comentários
Carregando