Conheça Lofoten, um lugar no Ártico de beleza estonteante

Lofoten é um arquipélago e um distrito do condado de Nordland na Noruega. Embora esteja situado no Círculo Polar Ártico, o arquipélago experimenta uma das maiores variações de temperatura do mundo a despeito de sua elevada latitude. O arquipélago de Lofoten está localizado entre os paralelos 67º e 68º norte, no círculo ártico da Noruega setentrional e é conhecido por sua extraordinária beleza natural e por ser um grande centro de pesca de bacalhau. Lofoten inclui os municípios de Vågan, Vestvågøy, Flakstad, Moskenes, Værøy e Røst.

Entre o continente e o arquipélago fica o vasto Vestfjord e, para norte, Vesterålen. As principais cidades em Lofoten são Leknes em Vestvågøy e Svolvær em Vågan.

The Beauty of the Lofoten | Aerial Video in 4K from Dennis Schmelz on Vimeo.

As ilhas Lofoten são caracterizadas por suas montanhas e picos, enseadas protegidas, faixas litorâneas e vastas áreas virgens. A mais alta montanha em Lofoten é Higravstinden (1161 m) em Austvågøy; o Parque Nacional Møysalen, ao norte das Lofoten, têm montanhas que chegam a 1262 m. O famoso sistema Moskstraumen (Malstrøm) de ondas em turbilhão está localizado em Lofoten ocidental e deu origem ao termo maelstrom. O mar é rico em vida e a maior barreira de corais do mundo em águas profundas (o Recife Røst, 40 km de comprimento) está situada à oeste de Røst. Lofoten ostenta alta densidade de águias-do-mar e corvos-marinhos e uma enorme variedade de aves marinhas, entre elas o colorido papagaio-do-mar. Lontras são comuns e existem alces em Austvågøy.

Como chegar

Aéreos

Lofoten é servido por três pequenos aeroportos: Aeroporto Svolvær (Helle), Aeroporto Leknes e Aeroporto Røst, que oferecem principalmente vôos para Bodø. Há um heliporto em Værøy. O Aeroporto Stokmarknes (Skagen) está localizado em Vesterålen. O Aeroporto Harstad/Narvik (Evenes) tem vôos diretos para Oslo e Trondheim. Bodø é freqüentemente utilizado como conexão nas viagens para Lofoten.

Marítimos

Há também a opção da balsa que conecta Bodø a Moskenes. Há também uma balsa que liga Svolvær a Skutvik em Hamarøy, com conexão por terra à leste com a Rota Européia E6. Hurtigruten pode ser acessada por Stamsund e Svolvær. Há também um veloz catamarã de passageiros que liga Svolvær e Narvik.

Terrestres

A estrada principal de Narvik e Harstad para Lofoten, passa através de Vesterålen, com uma balsa atravessando de Melbu para Fiskebøl. Contudo, a nova estrada Lofast através de Hinnøya, com previsão de conclusão em Dezembro de 2007, ligará Lofoten ao continente sem a necessidade de barcas para a travessia. Todas as maiores ilhas em Lofoten já estão interligadas por pontes.

News Reporter
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta