Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Conheça o Pinterest, a nova rede de compartilhamento de conteúdo

0

A rede é baseada no compartilhamento de conteúdo, que permite a criação de murais virtuais. Porém, para utilizar o Pinterest é necessário receber um convite. A requisição do convite funciona da seguinte forma: o usuário entra na página inicial da rede social e clicar no botão “Request an Invite”. Em seguida, é necessário digitar uma conta de e-mail. Em pouco tempo, o usuário receberá o convite ─ nos testes do UOL Tecnologia, o convite demorou 2 dias, mas se o usuário tiver algum amigo que use, o processo é mais rápido.

Alguns usuários mais experientes em redes sociais compararam o Pinterest com a usabilidade do Twitter misturada à interface do Tumblr. Com uma interface simples e clean, o site é como um mural cheio de fotos e vídeos que você pode curtir, comentar ou compartilhar.

Como funciona?

Após receber o convite, o usuário pode fazer login com o perfil do Facebook, do Twitter ou por um e-mail. A facilidade de fazer login com o Facebook ou o Twitter é que torna mais fácil o envio de convites para outros amigos e o compartilhamento de conteúdos postados nos murais (veja a imagem abaixo)

Pinterest_f_002

 

Esta é a página inicial de um usuário do Pinterest após começar a seguir alguns perfis. Note que, basicamente, a rede social é composta por imagens. No entanto, é possível inserir vídeos no mural. Para inserir conteúdo, é necessário clicar no botão “Add +” no lado direito superior  (veja a imagem abaixo):

o-mes-de-maio-chegou-e-o-uol-selecionou-alguns-papeis-de-parede-com-calendario-para-voce-mudar-o-visual-da-sua-area-de-trabalho-para-colocar-o-da

 

No botão “Add +”, é necessário inserir algo no mural (Add a pin), upload a pin (enviar algum arquivo que esteja no computador como uma foto ou um vídeo) ou criar um novo mural – Create a Board – (veja a imagem abaixo):

Pinterest_t_004

Ao clicar em Add a Pin, o usuário deve colar a URL de alguma página com conteúdo multimídia. Na imagem acima, o endereço é de uma página com uma foto (veja a imagem abaixo):

Pinterest_t_005

 

O Pinterest permite que o usuário faça um comentário de até 500 caracteres. O mural em que a foto será postada tem nome Random. No entanto, ao clicar na seta localizada no nome do mural, é possível para criar um novo Board (mural). Em seguida,  a visualização de como as imagens ficam em um mural. É possível ainda classificar os murais com categorias de temas para facilitar que outros usuários achem a temática de seu Board (mural) (veja a imagem abaixo):

Pinterest_t_007

A opção Upload a Pin — acessada após clicar no botão “Add +” da página inicial — permite subir alguma imagem ou vídeo gravado no computador para um mural do Pinterest (veja a imagem abaixo):

Pinterest_t_008

A opção Create a Board — acessada após clicar no botão “Add +” da página inicial — dá a opção de o usuário criar um mural. Logo abaixo, na opção Board Category, é possível selecionar uma categoria temática (veja a imagem abaixo):

Pinterest_t_009

Na imagem acima, a aba Popular do Pinterest. Nela, o usuário vê as imagens que receberam mais repins (espécie de retuíte, pois o usuário consegue replicar o arquivo multimídia de outro perfil em seu mural) (veja imagem abaixo):

Pinterest_t_010

 

A aba Everything traz as imagens que receberam mais pins por tema. Na imagem acima, por exemplo, estão os pins com a temática Geek (veja imagem abaixo):

Pinterest_t_011

 

Para dar Repin em uma imagem, basta colocar o cursor do mouse sobre ela e clicar em Repin. É possível ainda “gostar” (Like) da imagem (veja imagem abaixo):

Pinterest_t_012

 

Outro recurso do Pinterest é que, ao seguir um perfil, não é obrigatório seguir todos os seus murais. O usuário apenas segue o que quiser. Na imagem abaixo, por exemplo, apenas os murais (ou boards) Movies e Products, do perfil de Mark Zuckerberg (fundador do Facebook), estão sendo seguidos:

Pinterest_t_013

 

O Pinterest também possui um aplicativo para aparelhos mobile, em versões para iPhone, iPad e Android.

E agora que você já sabe como funciona a rede social, que tal conferir os boards do Canaltech? Clique e “pine” à vontade!

Comentários
Carregando