Conheça os 10 criminosos mais procurados do Brasil pela PF; RO está na lista

Lista inclui corruptos e foragidos da Lava Jato

A Polícia Federal divulgou em sua página a lista dos 10 criminosos mais procurados pela justiça, que inclui foragidos da Lava Jato, traficantes e assassinos. O primeiro da lista é Gilmar José Baseggio, que está foragido desde 1989, quando cometeu uma série de crimes em Colorado do Oeste. Veja abaixo a relação:

Gilmar José Baseggio

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 26.05.1966 Nacionalidade: Brasileira
Sexo: Masculino
Data de Nascimento: 26.05.1966
Nacionalidade: Brasileira

Procurado por furtar uma caminhonete Toyota da garagem de uma residência, em 27/09/1989 e um caminhão com arma e chave falsa em uma chácara na zona rural de Colorado Do Oeste, em 20/10/1989; lesão corporal contra vítima mulher, por meio de golpes com uma bainha de um facão; associação para o tráfico de substâncias entorpecentes, sendo o principal fornecedor de cocaína para uma família que controlava o comércio de drogas no Estado e em outras unidades federativas; homicídio de um Agente de Polícia Federal e outras duas tentativas de homicídio de Agentes de Polícia Federal que combatiam o tráfico de drogas, em um sítio em Pimenteiras do Oeste, mediante emboscada/dissimulação; ocultação de cadáver do policial, bem como subtração de uma submetralhadora 9mm e um revólver Magnum.

 


Carlos Eduardo do Amaral Pinheiro

Trata-se de um dos principais integrantes de um organização criminosa incrustada no âmbito da

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 26.05.1966 Nacionalidade: Brasileira
Sexo: Masculino
Data de Nascimento: 26.05.1966
Nacionalidade: Brasileira

administração pública municipal de COARI/AM, que atuou pelo período de 2004 a 2008, com o objetivo de fraudar licitações e desviar recursos públicos oriundos de convênios federais e de royalties pagos pela PETROBRAS, em decorrência da exploração de petróleo e gás em área daquele município. Os integrantes da organização criminosa foram denunciados por diversos crimes, tendo o CARLOS EDUARDO DO AMARAL PINHEIRO praticado as seguintes condutas:

 1- Crimes contra a fé pública: na condição de integrante do núcleo da organização criminosa, exercia poder de mando, figurando, igualmente como autor intelectual dos diversos crimes engendrados pelo grupo. Em suas atividades, desempenhava, inclusive, o importante papel de arregimentar empresas interessadas em contratar com a Prefeitura de COARI/AM, a fim de se associarem às práticas delitivas do grupo criminoso. O procurado fomentava a falsificação de documentos com o fito de montar certames licitatórios, forjar dossiês para fiscalização da CGU e utilizá-los, posteriormente, para prestação de contas de verbas oriundas de convênios federais.

 2- Crimes contra Licitações Públicas: CARLOS EDUARDO, valendo-se da posição privilegiada de irmão do ex-prefeito de COARI/AM, operava como um dos principais orquestradores das fraudes às licitações reiteradamente empreendidas pela Prefeitura do referido município.

 3- Crimes de Responsabilidade: CARLOS EDUARDO desenvolveu relevante papel no esquema de compra de bens pela Prefeitura de Coari/AM, no qual empresas arregimentadas por ele para se associarem ao grupo forneciam seus dados e documentos para encobrir compras realizadas ilicitamente.

 4- Crime de Lavagem de Dinheiro: o grupo se utilizava de interpostas pessoas para camuflar a verdadeira propriedade dos repasses ilegais de recursos públicos, decorrentes da execução de contratos firmados por meio de licitações fraudulentas, que, por vezes, ainda continham margens significativas de sobrepreços; bem como dos recursos recebidos em função do claro desvio de verbas públicas, ante à execução insatisfatória do objeto contratado (superfaturamento).

 5- Crime de Quadrilha: a forma como restaram consumados os crimes de falso, de fraude à licitação e de desvio de verbas públicas demonstra o sofisticado planejamento prévio da organização criminosa e sua estabilidade.


Marcelo Gomes de Oliveira

Marcelo Gomes de Oliveira comandava uma Organização Criminosa dedicada ao tráfico ilícito de

exo: Masculino Data de Nascimento: 15.10.1979 Nacionalidade: Brasileira
exo: Masculino
Data de Nascimento: 15.10.1979
Nacionalidade: Brasileira

substâncias entorpecentes, notadamente, a pasta base de cocaína. Sob seu comando agiam José Carlos Moreira da Cunha, que atuava como seu “braço direito”; Wender Cambraia de Souza; Erly de Rezende; Joaquim Viana Costa e Vando Célio Pereira dos Santos.

Nos anos de 2012 e 2013, a Organização Criminosa foi responsável pelo transporte de 9.825 kg de cocaína e movimentou mais de oitenta e três milhões de reais.

A Organização Criminosa praticou ainda, no Distrito Federal e em Goiás, o crime de lavagem de dinheiro quando, de forma livre e consciente, ocultou e dissimulou a origem de bens e valores oriundos do tráfico de cocaína, bem como utilizou o lucro para a aquisição de vários bens móveis e imóveis – realizando a conversão do dinheiro ilícito em ativos lícitos, em compra de fazendas, cabeças de gado, veículos de luxo, arrendamento de postos de gasolina, dentre outros, mediante operações envolvendo nomes falsos e “laranjas”.


Marco Rodolfo Rodrigues Ortega

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 12.06.1973 Nacionalidade: Chilena
Sexo: Masculino
Data de Nascimento: 12.06.1973
Nacionalidade: Chilena

Marco Rodolfo Rodrigues Ortega (ou Carlos Renato Quiroz) participou do sequestro de Washington Luiz Olivetto, com o fim de obter a vantagem patrimonial indevida de U$ 10.000.000,00, a partir de seu resgate. A vítima foi submetida a constrangimentos e intenso sofrimento físico e moral, mediante violência e grave ameaça.

 

 

 

 

 


Oswaldo Paz de Almeida Junior

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 08.03.1952 Nacionalidade: Brasileira
Sexo: Masculino
Data de Nascimento: 08.03.1952
Nacionalidade: Brasileira

É acusado de assédio sexual contra duas de suas filhas menores – sendo uma portadora de deficiência física. O procurado constrangeu-as à prática de atos libidinosos mediante violência e grave ameaça de cunho moral. Além disso, o procurado praticou atos violentos contra seu filho, também menor, com episódios de agressões físicas que puseram em risco sua saúde.

 

 

 

 

 


Roger Ulrich

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 12.04.1963 Nacionalidade: Suiça
Sexo: Masculino
Data de Nascimento: 12.04.1963
Nacionalidade: Suiça

Procurado por ter agredido sua companheira, Ana Júlia de Sousa Rebelo, em um bar, em março de 2004, ameaçando-a de morte e sendo impedido por populares. Ato contínuo, ao chegar em casa, após tentar manter relações sexuais com a vítima, agrediu-a com um banco de madeira na cabeça, deixando-a desmaiada. Na sequência, arrastou seu corpo até a janela da casa, jogou-a de uma altura de aproximadamente 3 metros e a deixou na rua sem prestar qualquer tipo de ajuda. Como consequência dessas agressões, Ana Júlia teve uma grave lesão irreversível na coluna vertebral, que a tornou paraplégica.

 

 

 


Santo Martinello

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 28.03.1956 Nacionalidade: Brasileira
Sexo: Masculino Data de Nascimento: 28.03.1956 Nacionalidade: Brasileira

Santo Martinello é procurado por abuso sexual e homicídio de uma criança de 6 anos de idade. O acusado era empregado da família da vítima em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

 

 

 

 

 

 


Silvana Seidler

Sexo: Feminino Data de Nascimento: 13.10.1966 Nacionalidade: Brasileira
Sexo: Feminino Data de Nascimento: 13.10.1966 Nacionalidade: Brasileira

Silvana Seidler é procurada pelo assassinato de sua filha, de 07 (sete) anos. A menina foi encontrada sem vida em um dos cômodos do imóvel onde residia com a mãe e o irmão, no interior de uma caixa coberta com roupas.

 

 

 

 

 

 


William Gaona Becerra

Sexo: Masculino Data de Nascimento: 14.03.1971 Nacionalidade: Colombiana
Sexo: Masculino Data de Nascimento: 14.03.1971 Nacionalidade: Colombiana

Willian Gaona Becerra (ou Frederico Antonio Aribas) participou do sequestro de Washington Luiz Olivetto, com o fim de obter a vantagem patrimonial indevida de U$ 10.000.000,00, a partir de seu resgate. A vítima foi submetida a constrangimentos e intenso sofrimento físico e moral, mediante violência e grave ameaça.

 

 

 

 


Vilma Cristina de Oliveira

Sexo: Feminino Data de Nascimento: 08.09.1974 Nacionalidade: Brasileira
Sexo: Feminino Data de Nascimento: 08.09.1974 Nacionalidade: Brasileira

Vilma Cristina de Oliveira é integrante de uma Organização Criminosa voltada ao tráfico internacional de pessoas, com atuação desde 1999. Foi responsável pelo envio de centenas de mulheres brasileiras para a Espanha, para trabalharem como prostitutas em uma rede de casas de prostituição mantida pelo grupo organizado conhecido como “Rede Cacique”.

Proteja sua família, seu país e sua comunidade ajudando a POLÍCIA FEDERAL e a INTERPOL BRASIL a prender criminosos fugitivos.  Se você possui qualquer informação relacionada a essas pessoas, contate a unidade da Polícia Federal mais próxima ou envie e-mail para [email protected] ou pelo Whatsapp – 61 99262-8532.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta