Conheça os tulous da província de Fujian

Os tulous são capazes de resistir a terremotos de grande magnitude, o que explica os seus séculos de longevidade

Por volta do século 12 os moradores da província de Fujian, na China chegaram a conclusão que suas casas não ofereciam proteção suficiente em tempos de conflitos civis e das quadrilhas de bandidos armados que assolaram a região durante centenas de anos. Então, após se reunirem para discutir o problema, grupos de famílias combinaram seus rendimentos para guarnecer sua comunidade com algo mais substancial: um tulou, que poderia salvaguardar os seus bens e suas vidas nesta área montanhosa na costa sudeste da China.

Como qualquer bom conceito, a idéia de construir grandes edifícios fortificados fechados já havia sido idealizada há anos. No entanto, os avanços da tecnologia nas comunidades permitiu criar um espaço seguro, rodeado por muros espessos e de até cinco andares de altura.

Bem como as áreas familiares, muitos dos tulous têm comodidades para apoiar e sustentar toda a população local: armazéns, poços de água e salas de reuniões. Na verdade, os tulous evoluíram rapidamente para ser, com efeito, pequenas cidades fortificadas.

As paredes de um tulou eram feitas do material que tinham às mãos com. até 2 metros de espessura. O método de construção utilizava paredes internas e externas e com as lacunas devidamente preenchidas depois. A fim de maximizar a resistência da parede os moradores usavam uma combinação de materiais: pedra, madeira, bambu e qualquer outra coisa que podia ser compactado para reforçar a estrutura. Estas paredes eram fortes o suficiente para proteger os moradores até mesmo de tiros de canhão.

A maioria dos tulous são circulares ou retangulares. São também à prova de vento e extremamente bem ventilados: os tulous são um oásis de frescor nos meses quentes de verão e o isolamento fornecido pelas paredes faz com eles retenham o calor no inverno.

Houve também uma outra vantagem significativa dessas vastas estruturas. Ainda que ninguém tenha planejado originalmente, os tulous são capazes de resistir a terremotos de grande magnitude, o que explica os seus séculos de longevidade.

 

tulous_Fujian_china_01
Tulous chineses
tulous_Fujian_china_02
Tulous chineses
tulous_Fujian_china_03
Tulous chineses
tulous_Fujian_china_04
Tulous chineses
tulous_Fujian_china_05
Tulous chineses
tulous_Fujian_china_06
Tulous chineses
tulous_Fujian_china_07
Tulous chineses
tulous_Fujian_china_08
Tulous chineses
tulous_Fujian_china_09
Tulous chineses
Tulous chineses
Tulous chineses
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário