Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Correr em excesso pode ser tão prejudicial quanto o sedentarismo, diz pesquisa

0

Um estudo realizado pela universidade e pelo hospital de Copenhague, na Dinamarca, comprovou que correr em excesso pode ser tão prejudicial quanto não praticar exercícios. De acordo com os cientistas, em 12 anos de estudo, os corredores que praticavam a atividade em exagero tiveram praticamente as mesmas taxas de mortalidade que os sedentários.

A pesquisa avaliou 5 mil pessoas e monitorou dados como: tempo de corrida, frequência em que era praticada e ritmo. Quem fazia corridas leves — o que significa entre uma e duas horas e meia do exercício três vezes por semana em ritmo lento ou médio — teve taxas de mortalidade mais baixas.

Foram registradas 28 mortes entre os corredores e 128 entre os sedentários. Em geral, os corredores eram mais jovens, tinham menor pressão arterial e índice de massa corporal — além de menor incidência de tabagismo e diabetes.

— Se a corrida excessiva for realizada por décadas, a atividade pode representar riscos para a saúde, especialmente para o sistema cardiovascular — avalia Peter Schnohr, um dos responsáveis pela pesquisa.

Fonte: ZH BEM ESTAR

Comentários
Carregando