Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Criatividade muito além do Instagram

0

O site Fotografia – DG possui inúmeros artigos sobre debates da arte de fotografar e algumas dicas profissionais para quem está iniciando na área. Entre os artigos, o fotógrafo Erico Mabellini comenta sobre uma das maiores febres em rede social, o Instagram. Ele comenta sobre seu ponto de vista profissional e ainda dá umas dicas para o fotografo amador que queira se inspirar em fotografar e postar algo criativo no aplicativo. Vale pena conferir.

Leia o  artigo:

Por curiosidade eu passei a prestar mais atenção nas fotos postadas no Instagram e também a pesquisar o que haveria de qualidade nessas páginas e como é que seus usuários interagem com a fotografia no pequeno formato do mundo dos smartphones. Percebi que nem tudo o que lá se posta é realizado com a objetiva de qualidade sofrível e com o minúsculo sensor de um smartphone ou telefone celular.

Por ali trafegam também fotos realizadas em câmeras maiores e posteriormente postadas no Instagram, fazendo com que o mesmo, em alguns casos, tenha se tornado uma cópia menor do Flickr. Mas existe muita criação boa nas páginas do Instagram, basta ter paciência para buscar e olhar para ver. Desde fotos de paisagens, arquitetura e street até as fotos abstratas, sem deixar de apreciar os vários trabalhos de arte plástica que são fotografados e postados por seus autores. Uma verdadeira galeria de arte.

Então complementando o que disse em meu artigo de estréia, e pensando como fotógrafo e professor, eu creio que o Instagram está aí para mostrar diversas maneiras de compor uma foto, e inclusive para propor que a quebra de regras por vezes poderá gerar um bom tema fotográfico. Para o meu deleite pessoal e opinião personalisima e subjetiva, algumas páginas me agradam mais do que outras. E, talvez por uma razão de estética e de coerência de trabalho eu prefiro aquelas páginas que seguem um mesmo tema por um período constante (não que isso seja obrigatório para um bom trabalho).

Por essa razão é que insiro abaixo algumas páginas de artistas do Instagram que me agradaram e que poderão vir a ser motivo de inspiração para outros fotógrafos que utilizem qualquer instrumento de captura de imagem, desde o telefone celular até uma câmera de grande formato.

Nazgul  – Nathalie, esposa de Tony Detroit, também fotógrafo, faz fotos variadas e principalmente do subúrbio deteriorado e abandonado da cidade de Detroit nos EUA. Eu não sabia que estava nesse ponto de degradação. Fiz um passeio social e urbano com essas belas fotos.

Tonydetroit – Marido de Nathalie, Tony Detroit também especializou-se em fotos que contam a história dos subúrbios deteriorados de Detroit. Excelentes fotos de arquitetura e interiores de casas e monumentos abandonados.

Anitra__ – Anitra Frazier, fotos variadas contendo exemplos de abstrato e surreal.

Minimalmood – Fotos voltadas ao minimalismo.

Wisslaren – O fotógrafo Christoffer Collin, mostra paisagens e arquitetura com um olhar poético.

Kat_in_nyc – Kat Irlin, um olhar bastante feminino de uma russa apaixonada por New York.

Dracula1972 – Como o próprio nome diz, um olhar sombrio com fotos em P&B e bastante uso de vinhetas para acentuar a dramaticidade.

Sezyilmaz – Sezgin Yilmaz faz fotos de Istambul na Turquia com cores bastante saturadas.

Mopi42 – Físico por formação, Steve posta em suas páginas fotos surreais e abstratas.

Ilkerro – ILKER CAHA, fotografa arquitetura, paisagens e grafismo com IPhone 4.

Quintdesign – Melina Wilkins posta fotos abstratas e gráficas.

Ryagra – Fotos do Hawai de variados temas realizadas com olho de peixe e grande angular.

Monsieur_daniel – Zsigó Dániel, um olhar interessante sobre paisagens, natureza e arquitetura da Hungria.

An3hd – Аndrey Wastelandsky, um trabalho criativo de fotografia e desenho.

Geken – Fotos interessantes com bastante saturação e HDR.

Sergyshkin – Trabalho de grafismo e minimalismo em B&W deste fotógrafo de Minsk, Bielorússia.

Mcavazzana – Trabalhos de MARCO CAVAZZANA realizados com iphone.

Outras artes

Georgejordanart – Pinturas de George Jordan, artista australiano.

Artbyhibaa – Pinturas de Hiba Zuhair Alyawer, artista Iraquiana residente nos EUA.

Vermillionbird – Trabalhos de Philip K. Dick realizados com telefone celular.

Raymer31 – Personagens de  Ray Mercadante. Vale a pena ver.

Informações do site Fotografia DG

Comentários
Carregando