Crise política do Brasil é capa do New York Times desta segunda-feira

Jornal norte-americano destacou o depoimento do senador Delcídio do Amaral à Polícia Federal e as polêmicas que envolvem o ex-presidente Lula

A crise política que tem tomado conta do Brasil nas últimas semanas repercute na imprensa internacional. Nesta segunda-feira (4/4), o jornal norte-americano New York Times publicou uma reportagem de capa que mostra como a corrupção alimentou a crise que o país vive hoje. O principal ponto citado na matéria é a delação premiada do senador Delcídio do Amaral.

Em entrevista ao jornal, o senador afirmou que, ao ser preso, sentiu como se tivesse batido em uma parede depois de uma perseguição em alta velocidade. “Eu errei, então pensei que deveria buscar uma forma de consertar a situação. É preciso ser pragmático”, disse Delcídio ao New York Times.

Da prisão de Delcídio, ocorrida em novembro do ano passado, o texto vai até as origens da Operação Lava Jato, passando pelo suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema de corrupção, a nomeação dele como ministro-chefe da Casa Civil e a relação com o juiz Sérgio Moro.

Em uma retranca que o jornal chamou de “Game of Thrones do Brasil”, a reportagem conta a história de como o juiz liberou as gravações telefônicas de Lula depois de ele aceitar o cargo no ministério e de como o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu sua posse. A debandada dos aliados da presidente Dilma Rousseff do governo também é ressaltada pelo jornal.

A reportagem termina com uma frase de Delcídio, em que o senador afirma que “todo mundo está caindo junto”.

Com Portal Metropole

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário