Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Cultura será fortalecida na estrutura do Estado, diz Padre Ton

0

A cultura será fortalecida e valorizada na estrutura do Estado, garantiu ontem (31) o candidato ao governo deputado federal Padre Ton (PT) durante reunião que manteve com ativistas  e lideranças da produção cultural em Porto Velho, realizada a convite da deputada Epifania Barbosa, candidata à reeleição. A vice Fatinha esteve no encontro.

Padre Ton fez o compromisso de recriar uma estrutura para a cultura, hoje ao abrigo da mesma estrutura que atende as ações das áreas de esporte e lazer. “Todas essas áreas merecem atenção, mas a cultura precisa ser resgatada pois o que temos assistido é falta de compromisso com as tradições e eventos culturais de Rondônia. Precisamos dar à cultura a dimensão que ela precisa e merece”, disse o candidato.

O candidato pretende recriar uma estrutura capaz de realizar a gestão da política cultural a ser implementada no Estado, que irá abranger as diferentes vertentes da produção artística e da expressão cultural popular. Padre Ton também pretende valorizar expressões mais ligadas à juventude, que não encontraram respaldo no atual governo.

Outras propostas contidas em seu plano de governo, ainda não finalizado já que recebe diversas colaborações e será colocado em debate, estão a retomada de grandes projetos como o Duelo na Fronteira, o Flor do Maracujá  e a Festa do Divino; Memória da Cultura Fotográfica e Audiovisual de Rondônia; criar programa de valorização da produção literária, discográfica e fotográfica; Vale Cultura Estadual: implantar o vale cultura estadualcomo política de facilitação  e democratização do acesso à cultura e Criar programa de incentivo à produção cultural no Estado de Rondônia.

Os representantes do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC) entregaram ao candidato os marcos regulatórios e as normas que regulamntam o Sistema Estadual da Cultura, e também a proposta do Plano Decenal Estadual da Cultura (2014-2024), aprovado no âmbito do Conselho e que se encontra na Casa Civil. Será remetido a Assembléia Legislativa para apreciação.

Os conselheiros destacaram que o Plano Decenal foi elaborado com ampla participação da sociedade civil e órgãos do governo.

(Painel Político publica releases de todos os candidatos, desde que sejam enviados por suas respectivas assessorias. Para envio, CLIQUE AQUI)

Comentários
Carregando