Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

DEM é indicado para presidir comissão da reforma política

0

O Deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para presidir a comissão especial que vai debater a proposta de reforma política. A relatoria deverá ficar com Marcelo Castro (PMDB-PI).

O DEM ganhou a oportunidade de presidir a reforma política por ter aderido ao bloco de apoio à candidatura de Eduardo Cunha, que reúne 14 partidos. O nome de Rodrigo Maia ainda precisa ir a votação na primeira sessão da comissão nesta tarde.

“O modelo institucional não pode interessar só o governo ou só a oposição, tem que contemplar um avanço no sistema político brasileiro e retratar o anseio da sociedade”, disse o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

A criação da comissão da reforma política foi uma derrota para o PT, que tentou barrar o andamento da PEC. O partido considera que a proposta constitucionaliza a doação de empresas para campanhas eleitorais, o que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já considerou inconstitucional.

Para o presidente da Câmara, que defende o financiamento privado, a comissão precisa discutir primeiro o formato da eleição.
Fonte: Terra

Comentários
Carregando