Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Deputado Edson Martins apoia campanha para cadastro de doadores de medula óssea

0

Com o objetivo de conscientizar a população para importância de estender a mão ao próximo, o Deputado Estadual Edson Martins (PMDB), 1º Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia está divulgando uma campanha em busca de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

O Deputado Edson Martins acredita que quanto mais futuros doadores se cadastrarem, mais vidas podem ser salvas. Edson Martins explicou que aqui em Rondônia a coleta e acompanhamento dos cadastros de doadores são feitos pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron).

A boa notícia é que em 2015, Rondônia atingiu o índice de compatibilidade de amostras de doação de medula óssea acima da média nacional. De acordo com dados da Fhemeron no ano passado foram confirmadas 32 amostras compatíveis de pessoas residentes na capital e no interior do Estado.

O transplante de medula óssea é necessário no tratamento de doenças do sangue como a anemia aplástica grave, mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a leucemia mieloide aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia linfoide aguda. No mieloma múltiplo e linfomas, o transplante também pode ser indicado.

O que é medula óssea?

É um tecido líquido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, popularmente conhecido como “tutano”. Na medula óssea são produzidas as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

Como se cadastrar para ser um futuro doador?

O Deputado Edson Martins incentiva as pessoas a procurar o banco de sangue mais próximo de sua cidade ou sua casa e doar em torno de cinco mililitros de sangue para análise e preencher a ficha com todos os dados pessoais. “Graças a solidariedade de nosso povo o número de doadores voluntários e o cadastro de doadores cresceu 100% a partir de 2012”, comentou.

Para maiores informações os futuros doadores podem entrar em contato com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia através dos telefones (69) 3216-5485, 3216-2234 e 0800 642 5744.

Comentários
Carregando