fbpx
Deputado Luizinho promove intercâmbio com produtores rurais

Estiveram reunidos em Vilhena, na última semana, 74 produtores rurais de Alvorada do Oeste, onde participaram de intercâmbio entre produtores rurais promovidos pelo deputado Luizinho Goebel (PV) e a Prefeitura de Alvorada, através do prefeito Ranieri Fabris (PP) e a Secretaria de Agricultura daquele município.

O grupo participou de palestras em indústrias, em Dia de Campo, visitaram produções de florestas plantadas e de hortifruticulturas, viveiros de mudas, entre outros setores produtivos.Luizinho Goebel

A agenda teve início na tarde de quinta-feira (26) quando o grupo de produtores participou de uma palestra na indústria Rical sobre o processo produtivo do arroz, as peculiaridades de sua cultura e o processo industrial do alimento.

Na sequência visitaram a Chácara Zonta, que além de produzir verduras e legumes também investe na produção de Gérberas e Rosas. Na Horticultura Vitória eles conheceram o processo de produção de hortifrutigranjeiros e encerraram o primeiro dia de intercâmbio conhecendo a criação de pescado no Pesque e Pague do Roque.

Na manhã de sexta-feira (27) os pequenos produtores visitaram o Reflorestamento Mirian onde está a maior floresta plantada do Estado com a produção seletiva de Pinus e Eucaliptos. Também participaram de palestra sobre o controle de doenças em olerículas (produção de legumes) através do processo de enxertia, evento promovido pela Emater-RO e que contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani.

Luizinho Goebel2Em seguida conheceram o processo produtivo de mudas de Pinus e Eucalipto no Viveiro Vale Verde Florestal. Encerraram o intercâmbio no período da tarde conhecendo o processo de confinamento de gado na Fazenda Bagatolli.

“Nossa vinda à Vilhena para conhecer o setor produtivo foi bastante importante.

Nossa realidade em Alvorada é diferente daqui, mas percebemos que podemos aproveitar muitas coisas que vimos e aprendemos para melhorar nossa cultura agrícola”, disse o produtor e vereador Paulão da 90 (PV).

Também participaram dos eventos os vereadores Jonacir Casteluber (PP) e Beto do Taxi (PP), além do prefeito Ranieri Luiz (PP) e da secretária municipal de Agricultura de Alvorada, Juliana Cândido.

Falando em nome dos produtores ela exaltou a iniciativa do deputado Luizinho acrescentando que os produtores voltarão para Alvorada, com mais conhecimentos sobre várias culturas do setor produtivo e com nova visão do setor.

O deputado Luizinho Goebel, defensor da agricultura como a grande indústria de geração de mão de obra e renda em Rondônia, pontuou que tão importante quanto aplicar o conhecimento que receberam durante o intercâmbio é repassá-lo para os filhos para que eles possam perpetuar a riqueza na área rural mantendo o ciclo produtivo no campo.

Para o parlamentar, os agricultores aprenderam nesses dois dias técnicas para produzir mais e melhor em pequenas áreas de terra sem necessitar ampliar a área a ser cultivada. Agora é “aplicar corretamente as técnicas ensinadas e envolver a família neste processo produtivo”.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

1 thought on “Deputado Luizinho promove intercâmbio com produtores rurais

Deixe uma resposta