Descubra seis funções pouco conhecidas do Bluetooth do seu smartphone

A tecnologia Bluetooth pode parecer antiga, mas ainda ajuda em muitas tarefas com dispositivos móveis, periféricos e consoles de videogame. Como o padrão utiliza uma infraestrutura wireless, a criação de uma conexão sem fio entre diferentes aparelhos fica mais fácil e acaba com inúmeros fios e cabos entre os gadgets.

Conheça seis funções pouco conhecidas do Bluetooth e aproveite para usar o melhor da tecnologia. A lista vai além da transmissão de áudio sem fio e indica itens como jogar multiplayer e controlar dispositivos de segurança.

Compartilhar conexão (Tethering)

Tethering é o nome dado ao processo de compartilhamento de uma conexão de dados do smartphone para um computador em que o dispositivo móvel geralmente atua como um modem. Normalmente, isso é feito usando Wi-Fi ou um cabo, mas a ligação também pode ser feita via conexão Bluetooth.

 

Transferir arquivos entre dois dispositivos

Transferindo arquivos via Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Transferindo arquivos via Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Você já deve saber que é possível transferir arquivos entre dois smartphones que usam Bluetooth. No entanto, também é possível conectar o celular com um PC compatível com a tecnologia e fazer uma troca de arquivos. Dois computadores também podem se conectar para uma transferência.

Por conta das limitações de banda desse tipo de conexão, a transmissão pode não ser tão rápida quanto uma feita via cabo (nesse caso, nem algumas via Wi-Fi são), mas a opção pode servir como um quebra-galho.

Jogar multiplayer 

The King of Fighters ‘97 (Foto: Divulgação)
The King of Fighters ‘97 é uma das opções de jogos multiplayer com suporte Bluetooth (Foto: Divulgação)

As lojas de aplicativos mobile estão cheias de games multiplayer que podem ser jogados através de uma conexão com a Internet. Mas o que poucos sabem é que existem muitas opções para jogar através de conexões Bluetooth.

Você pode encontrar os games com suporte a tecnologia tanto na Google Play Store, como na Apple Store. Por exemplo, para Android tem os jogos The King Of Fighters ’97 e Volleyball Hangout. Já para iOS há o Combat On Palm.

Conectar teclado, mouse, impressora e gamepad

Bluetooth também permite controlar teclados, mouses e gamepads (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)
Bluetooth também permite controlar teclados, mouses e gamepads (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Como o principal objetivo do Bluetooth é criar uma conexão sem fio entre dois dispositivos, além dos smartphones e PCs, existem muitos aparelhos que podem ser conectados usando a tecnologia. Entre os periféricos estão o teclado, o mouse e a impressora. A ferramenta faz com que o usuário fique livre de fios na mesa de trabalho.

Os gamepads, como os controles do Playstation, também usam a conexão Bluetooth para se conectar ao console. Nesse caso, a tecnologia permite, por exemplo, controlar o videogame com o aparelho Android.

Controlar dispositivos de segurança

Abrindo portas via Bluetooth (Foto: Divulgação/Genie Smart Lock)
Abrindo portas via Bluetooth (Foto: Divulgação/Genie Smart Lock)

Muitos dispositivos de segurança feitos para as casas inteligentes vêm com suporte Bluetooth para serem controlados remotamente. Por exemplo, você pode usar o smartphone como uma chave para trancar portas, sem necessidade de uma chave. Além disso, alguns sistemas de alarme também vêm com a integração sem fio.

Navegar no carro

GPS inteligente monitora ações do motorista (Foto: Divulgação/Garmin) (Foto: GPS inteligente monitora ações do motorista (Foto: Divulgação/Garmin))
Bluetooth também pode ser usado em carros para controlar rotas (Foto: Divulgação/Garmin)

A tecnologia Bluetooth e os carros se dão muito bem. Além de fazer chamadas HandsFree (mãos-livres), você pode ouvir música do smartphones no alto-falante, narrar e ouvir mensagens de texto em voz alta e conectar um celular com o sistema de navegação do automóvel para obter atualizações.

Tech Tudo

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário