Devassa pode ser multada em R$ 6 milhões por publicidade abusiva

In Economia
Espalhe essa informação

A Brasil Kirin, produtora da cerveja Devassa, pode ser multada em R$ 6 milhões pelo Ministério da Justiça. O motivo é uma propaganda em que, segundo as apurações, a marca compara mulheres negras a objetos de consumo.

Um anúncio da cerveja escura Tropical Dark coloca lado a lado uma garrafa da bebida e uma mulher negra, e traz os dizeres “É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra”.

Em nota, o Ministério da Justiça afirma existirem “sérios indícios de abusividade na peça publicitária” e que, por isso, um processo administrativo sancionador foi aberto pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Segundo a pasta, foram consultados órgãos como a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Federal de Psicologia.

“Na sociedade de consumo, a publicidade é um indicativo do padrão ético adotado pelas empresas para a oferta de produtos e serviços. Não se pode admitir que para vender um produto, sejam utilizadas mensagens discriminatórias, que reforçam estereótipos de gênero e étnico-raciais e contribuem para aprofundar desigualdades”, disse o diretor do DPDC, Amaury Oliva, em nota.

Em março, o  Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já havia determinado a alteração no anúncio por concluir que nele havia “racismo, machismo e sexismo, entre outras infrações éticas”.

Em nota, a Brasil Kirin informou que não comenta processos jurídicos em andamento.

“A empresa reitera que conduz seu negócio com respeito e ética a todos os seus públicos e consumidores.”

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!

You may also read!

Torcedor fanático tatua camisa do Flamengo em tamanho real

Torcedor fanático tatua camisa do Flamengo em tamanho real

Espalhe essa informação Identificado como Maurício, o morador de Joinville (SC) passará por 15 sessões para terminar o trabalho.

Read More...
Documentos da Odebrecht guardados na Suíça chegam ao Brasil

Documentos da Odebrecht guardados na Suíça chegam ao Brasil

Espalhe essa informação Segundo delatores e investigadores, o servidor traz registros de pagamentos para a campanha de Dilma Rousseff

Read More...
Passageira com bebê no colo é agredida por comissário da American Airlines dentro de avião; vídeo

Passageira com bebê no colo é agredida por comissário da American Airlines dentro de avião; vídeo

Espalhe essa informação O funcionário da American Airlines também chamou um outro passageiro para a briga. A companhia diz

Read More...

Deixe uma resposta

Mobile Sliding Menu