Dez sinais de que seu rim não está funcionando como deveria

Da palidez à fraqueza muscular, confira sintomas que indicam que um problema renal deve ser investigado o quanto antes

Um em cada dez brasileiros adultos tem algum grau de perda das funções do rim. Um índice que quintuplica na população acima dos 65 anos. Quem tem Doença Renal Crônica (DRC) depende de uma máquina de hemodiálise que filtra todo o sangue do corpo – função antes sempre delegada ao rim – para que haja vida.

[su_frame align=”right”] [/su_frame]A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) alerta que existem 100 mil brasileiros fazendo diálise e estima-se que o gasto anual com a esse procedimento esteja em torno de R$ 2,2 bilhões. Mesmo mapeados os fatores de risco (hipertensão arterial, o diabetes mellitus, obesidade, tabagismo e presença de história familiar), a maioria das pessoas só descobrem que estão com os rins lesionados já quando não há chance de cura.

Por isso, é importante ficar atento. Veja abaixo, dez sinais de que seu rim pode não estar em pleno funcionamento:

Palidez

Falta de apetite

Náuseas

Mau hálito

Vontade de fazer xixi durante a noite

Fragilidade óssea

Hipertensão arterial descontrolada

Vômitos

O inchaço também é um sinal de que o rim pode não andar nada bem. As causas devem ser investigadas

Cansaço excessivo

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta