Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Dia ‘D’ contra a hanseníase é realizado em unidades de saúde de Cacoal, RO

0

Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Cacoal (RO), município a cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, realizou na segunda-feira (18), em todas as oito unidades básicas de saúde, o “Dia D da Mancha – Hanseníase”. Para ajudar a identificar novos casos, a secretaria promoveu ações com o objetivo de esclarecer sobre os sintomas da doença.

De acordo com a coordenadora de hanseníase, em Cacoal, Regina Ferreira da Silva, a doença tem cura, e o tratamento que dura de seis meses a um ano é oferecido de forma gratuita. “Nosso objetivo é levar à população o que é hanseníase, fazer com que se preocupem com manchas no corpo, pois quanto antes se inicia o tratamento, menos sequelas a doença poderá deixar”, explica Regina.

Dona Terezinha Debortoli Vieira, de 75 anos, foi até a Unidade Básica de Saúde Gonçalves Ledo, pois tem muitas manchas espalhadas pelo corpo e uma grande no rosto que a incomoda.

Segundo a paciente, tem sensibilidade normal nos locais, mas gostaria que houvesse alguma forma de amenizar as manchas. “Essa mancha no meu rosto eu já tenho há uns seis anos. Já as dos meus braços eu tenho há muito tempo, pois sou muito branca e sempre trabalhei no sol”, conta a idosa.

Conforme a Semusa, em 2014 foram descobertos 61 casos de hanseníase no município. Já neste ano, até o momento, apenas 12 foram detectados. A expectativa é que com a ação novos casos sejam identificados.

Comentários
Carregando