Dia Estadual do Meio Ambiente é instituído pela Assembleia Legislativa

 

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou durante a sessão ordinária da última terça-feira (8) o projeto de lei número 203/2015, de autoria do deputado Edson Martins (PMDB), que institui o dia 19 de março como Dia Estadual do Meio Ambiente.

Para o deputado Edson Martins, a data escolhida é extremamente importante, porque é exatamente neste dia que se comemora o aniversário de criação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O objetivo, ainda conforme o parlamentar é chamar a atenção da comunidade para os problemas ambientais.

De acordo com o projeto de lei, a data constará no calendário oficial do Estado, onde anualmente, além das ações em políticas públicas, campanhas preventivas e educacionais sobre o meio ambiente, também serão homenageadas pessoas que contribuíram com relevantes serviços para o meio ambiente no âmbito da região amazônica.

Edson Martins defende que fica a cargo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Sedam a divulgação da data e a realização de eventos. O parlamentar afirmou, ainda, que o Dia Estadual do Meio Ambiente serve como reflexão sobre o acentuado crescimento dos problemas ambientais.

Muitos pontos merecem ser revistos pelo governo estadual e pela população para que os impactos sejam diminuídos. “Nos últimos anos as queimadas descontroladas têm ameaçado significativamente a qualidade de vida. É comum vermos as pessoas reclamando dos sintomas de doenças respiratórias, e mesmo com a atuação dos órgãos de fiscalização, é preciso uma conscientização maior da população para evitar a destruição do meio ambiente”, defendeu.

Edson Martins alertou que, se nada for feito, com a permanência do consumo exagerado dos recursos naturais e perda progressiva da biodiversidade, “será alterado consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, até mesmo, a sobrevivência humana”.

News Reporter
Muryllo F. Bastos é advogado, editor do site e Painel Político. Natural de Vilhena.

Deixe uma resposta