Dilma diz que não está de ‘salto alto’ na disputa eleitoral

A presidente Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à reeleição, mandou ontem um recado aos seus adversários na disputa ao Palácio do Planalto no ano que vem. Segundo ela, quem quer concorrer ao cargo “tem de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil”. A petista afirmou, durante entrevista a duas rádios locais, em Itajubá, no Sul de Minas, que não está preocupada com quem vai ser candidato e que sua atividade principal no momento é governar. “Apesar de respeitar, de achar que ninguém pode subir no salto alto, o meu problema não é salto alto, é o seguinte: não dá para fazer as duas coisas simultaneamente”, acrescentou.

A presidente evitou comentar a aliança entre a ex-ministra Marina Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Ela disse que vai tratar da eleição “oportunamente”. “Tudo o que as pessoas que estão pleiteando é a Presidência da República. Eu sou presidente e não fico tratando, para mim não é problema a eleição agora. Para mim, a minha atividade principal é exercer até o último momento que eu puder a Presidência”, afirmou.

Pela quinta vez em Minas Gerais no segundo semestre – ela esteve em Belo Horizonte, Varginha, São João del-Rei e Uberaba –, Dilma participou ontem da inauguração da fábrica de transformadores Balteau Produtos Elétricos. Também participaram do evento o pré-candidato do PT ao governo, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB), e o governador Antonio Anastasia (PSDB).

O primeiro a discursar no evento foi o prefeito Rodrigo Vieira, do PMDB, partido da base aliada da presidente, que pediu a ela a liberação de recursos para uma obra contra enchente. “O projeto da obra está pronto no Ministério da Integração”, disse, e entregou à petista o documento. Em resposta a Rodrigo, durante seu discurso, que durou 20 minutos, Dilma disse: “Prefeito, não se acanhe, a prática é essa: depois da inauguração temos que ter sempre um pleito. É assim mesmo, viu prefeito!”.

Durante sua fala aos empresários e lideranças políticas a presidente exaltou programas do governo federal na educação, investimentos em tecnologia e falou sobre a economia do país que, segundo ela, conseguiu manter a inflação na meta nos últimos 10 anos, “mesmo com o mundo vivendo a pior crise econômica desde 1929”.

Em entrevista a rádios, a presidente falou também de programas do governo. Segundo ela, a meta é ter 12 mil profissionais trabalhando pelo Mais Médicos até março ou abril. Ela lembrou ainda o programa Minha Casa, Minha Vida, falou de investimentos na área da saúde, segurança e educação.

Resposta

Durante coletiva, o governador Antonio Anastasia (PSDB), que é de oposição ao governo federal, comentou a afirmação de Dilma de que os candidatos à Presidência têm de estudar. “Todo candidato a qualquer cargo, a prefeito, a governador, a presidente, tem, inclusive, obrigação de apresentar, pela lei eleitoral, um plano de governo. Então, naturalmente, ele conhece bastante, vai se dedicar, assim fui como candidato a governador e tenho certeza de que quem vai disputar qualquer cargo do Executivo vai apresentar seu plano de governo”, disse.

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília