fbpx
Dispositivo detecta distração do motorista e diminui a velocidade do carro

Com o objetivo de diminuir a taxa de acidentes causados pela falta de atenção ao dirigir um veículo, uma empresa australiana criou um dispositivo que capta sua atenção ao volante e só se movimenta se você estiver em perfeitas condições. O aparelho desenvolvido pela Royal Automobile of WA é como se fosse um fone de ouvido composto por um giroscópio, GPS e acelerômetro que se comunica com um software personalizado.

Os resultados refletem automaticamente quando o dispositivo detecta a falta de atenção do motorista pelas ondas cerebrais. O lado positivo é que o aparelho pode salvar vidas. Em contrapartida, é algo incômodo porque o carro pode diminuir a velocidade em algum momento equivocado e prejudicar a própria segurança do motorista.

O RAC é um protótipo e ainda está em fase de teste. Veja como ele pode ser quando entrar em ação nos vídeos abaixo:

Via

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta