Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Documentário mostra que hidrelétricas em RO atendem interesses internacionais

0

Produzido pela Rede Brasil, o “Chamado do Madeira” é um vídeo documentário que mostra como ocorreu a implantação do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, composto por duas usinas de grande porte: UHE Jirau (3.300 MW) e UHE Santo Antônio (3.150 MW).

Entre os defensores do complexo, está o senador Jorge Viana. Durante uma audiência pública ele afirma que o Acre não abriria mão de estar nesse projeto. Ambientalistas e especialistas afirmam que a construção foi para anteder o grande capital internacional sem se preocupar com os impactos ambientais que provocaram, por exemplo, a cheia histórica que isolou o Acre por quase trinta dias.

Durante as audiências públicas, especialistas mostraram que cerca de 1 milhão de pessoas foram expulsas de suas terras e que 70 de cada 100 pessoas afetadas não tiveram seus direitos garantidos. Osmarino Amâncio, um dos ambientalistas mais conhecidos no Acre, citou o endividamento histórico do governo do Acre em nome do desenvolvimento sustentável. Denúncias apontam o envolvimento de diretores de escolas coagindo alunos para assinar documentos pela construção das hidrelétricas.

 

Fonte: Newsro

Comentários
Carregando