Bem Estar

Duas novas promessas de cura para o câncer de pele

Duas novas promessas de cura para o câncer de pele
pele

Imagens microscópicas de células cancerígenas nos tumores de melanoma

Pela primeira vez cientistas britânicos parecem estar perto de desenvolver um remédio para melanoma avançado, um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. No Brasil, embora o câncer de pele seja o mais frequente e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Até agora, o prognóstico para o melanoma avançado é pobre e muitos pacientes morrem depois de meses do diagnóstico, já que este tumor tem grande possibilidade de metástase. Em 2012, segundo o Inca, a estimativa é de 6.230 novos casos da doença, sendo 3.170 homens e 3.060 mulheres. Em 2010 houve 1.507 mortes por melanoma: 842 homens e 665 mulheres.

– Estamos no início de uma nova era de tratamentos de câncer usando o sistema imunológico – disse ao jornal “The Telegraph” o clínico Peter Johnson, do centro britânico Pesquisas de Câncer. – Estas drogas que podem transformar as próprias defesas do organismo contra um tumor estão começando a mostrar a promessa real para melanoma e outros tipos de câncer.

O novo remédio contém dois tipos de drogas – ipilimumab e anti-PD1s, que quebram as defesas das células cancerosas e ainda estão em testes clínicos. Os médicos podem reiniciar o sistema imunológico de maneira eficaz com a combinação dos dois medicamentos. Um em cada seis pacientes já estão sendo salvos pelo tratamento, de acordo com estudos apresentados no Congresso Europeu de Câncer.

– O melanoma avançado pode se tornar uma doença curável para mais de 50% dos pacientes daqui a cinco ou dez anos – disse o professor Alexander Eggermont, do Instituto Gustave Roussy, na França. – Se eu tivesse feito esta previsão há cinco anos as pessoas teriam dito que eu estava louco – ele disse ao “The Mail” no domingo.

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Next article Membros da Chapa 2 tem problemas com a Justiça ou Tribunal de Contas
Previous article Naiara acreditava que não seria morta após ter sido violentada

Related posts

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Você pode ser o primeiro a comentar esta postagem postar comentário!

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta