Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Edson Martins homenageia datiloscopistas de Rondônia

0

Sessão solene acontece nesta quinta-feira, às 15h no Plenário da ALE

Acontece nesta quinta-feira (27), às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa, a Sessão Solene proposta pelo deputado Edson Martins (PMDB), para entrega de Voto de Louvor aos datiloscopistas de Rondônia.

Datiloscopista é o especialista em realizar a identificação de pessoas através do reconhecimento de impressões digitais. Na atualidade, o termo datiloscopista está em desuso na maioria dos Estados brasileiros, onde adotaram uma terminologia mais moderna e abrangente em razão das atividades desenvolvidas, que é o termo papiloscopista.

Trata-se de servidores públicos, investidos no cargo em decorrência de lei, vinculados a órgãos policiais, que recebem formação específica e que detêm atribuição para a realização de perícias papiloscópicas, necropapiloscópicas com a elaboração dos correspondentes laudos, retrato falado, exame prosopográfico, coleta, análise, classificação, revelação, confronto e arquivamento de impressões papilares e de seus fragmentos em locais de crime.

Os profissionais elaboram estatísticas criminais, realizam a identificação humana de vivos e de cadáveres, a identificação de criminosos, emitem certidões de antecedentes criminais, ou seja, atuam nas esferas civil e criminal, indistintamente.

A identificação humana por meio das impressões papilares é prerrogativa fundamental na competência dos órgãos e Institutos de Identificação das unidades da Federação.

Estes órgãos possuem especialistas na ciência papiloscópica, capazes de referendar cientificamente e juridicamente a identidade de uma pessoa por meio das impressões digitais, fortalecendo as ações de processo civil e de persecução penal.

“Em razão da importância do trabalho exercido por estes distintos servidores é que requeremos a homenagem de Voto de Louvor”, justificou Edson Martins.

Comentários
Carregando