Edson Martins propõe criar grupo de trabalho Brasil-Bolívia

Após percorrer a região da Bolívia integrando a Caravana da Integração, o Deputado Estadual Edson Martins (PMDB), 1º Vice-presidente da Assembleia Legislativa retornou a Rondônia e considerou como positiva a iniciativa dos parlamentares e empresários de visitar o país vizinho na busca do intercâmbio comercial e cultural para os dois países.

A Caravana de Integração foi recepcionada na manhã da última segunda-feira (16) pelo alcaide (prefeito) de Trinidad, capital do Departamento do Beni, na Bolívia, Mario Soares Hurtado, junto com os conselheiros (vereadores).

As autoridades rondonienses, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), o vice-governador Daniel Pereira (PSB), 14 deputados estaduais além de empresários participaram de reuniões e encontros com autoridades bolivianas.

O Deputado Edson Martins participou de um encontro com o Presidente Evo Morales durante as comemorações do aniversário do Estado de Beni, na fronteira com Rondônia e foi um dos agraciados com título “Hospede de Honra” entregue pelo governo boliviano.

Negociações

Edson Martins propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir a legislação comercial entre Brasil e Bolívia. Para Edson Martins é preciso discutir as regras comerciais “para verificarmos onde podemos melhorar e aprimorar a fim de facilitar a fiscalização e principalmente a comercialização entre os dois países” comentou.

Esse grupo de trabalho, explica Edson Martins, dever ter a participação do Governo do Estado já que Rondônia e o Departamento de Beni na Bolívia são vizinhos na fronteira e já possuem uma parceria comercial e cultural. “Esse grupo deve pautar toda discussão da legalidade da exportação e importação com base na legislação já existente, mas definir o que pode ser aprimorado a fim de facilitar o trabalho dos empresários”.

Edson Martins considerou muito importante a presença da Caravana da Integração no país vizinho para o estreitamento político principalmente entre autoridades de Rondônia e do Estado do Beni e a aproximação entre os dois países.

O deputado afirmou que “temos uma dívida de gratidão com a Bolívia. Porque lá eles têm sido muito receptivos com nossos filhos que estudam principalmente no curso de medicina há vários anos”, destacou.

Edson Martins ainda defendeu a manutenção das rodovias de ligação para garantir o intercâmbio de exportação e importação entre os dois países.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta