Eficiência de app que manipula gravações de voz preocupa autoridades

Novo software da Adobe permite manipular gravações de voz com uma precisão inédita. A eficiência do aplicativo é tanta que já preocupa autoridades norte-americanas. Isto porque, com comandos simples, o programa reagrupa fonemas e cria palavras, sendo possível, inclusive, criar frases que a pessoa não disse.

Para funcionar, o Voco, como foi batizado o irmão do Photoshop, precisa ser alimentado com 20 minutos de gravação da voz que precisa ser editada, como explica a Super Interessante.

Na demonstração do aplicativo, foi usada uma gravação em que um homem confessava um adultério, dizendo: “eu beijei a Jordan três vezes”. Bastou digitar a frase no painel do Voco para que a afirmação fosse reproduzida com perfeição.

Como lembra a publicação, como a manipulação é imperceptível, inclusive por peritos, as autoridades dos Estados Unidos temem que o software seja usado para forjar declarações.

Contudo, a fabricante afirma se tratar de um protótipo, que não será lançado no mercado.

Fonte: noticiasaominuto
Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta