Em depoimento ao MPF, Lula afirmou que “não tem relação próxima com Delcídio”

O depoimento secreto prestado na última quinta-feira, 08, por Lula ao Ministério Público Federal teve como foco principal a delação do senador Delcídio do Amaral. O ex-presidente foi questionado durante uma hora e meia sobre a tentativa de impedir a delação de Nestor Cerveró, segundo havia declarado Delcídio.

Segundo a reportagem do jornal Folha de São Paulo, Lula rejeitou as acusações de Delcídio e chegou a dizer que não tem relação de proximidade com o senador petista.

Lula descartou ter atuado para atrapalhar as investigações da Lava Jato como afirmou o congressista. Delcídio contou em sua colaboração que Lula, por meio da família do pecuarista José Carlos Bumlai, agiu para tentar evitar a delação de Cerveró.

O parlamentar disse ainda que o ex-presidente selou a indicação de Cerveró para a Diretoria internacional da Petrobras, como recompensa aos serviços prestados ao PT após dar um empréstimo de R$ 12 milhões ao pecuarista José Carlos Bumlai que serviu para quitar uma dívida do partido, sendo que a Schahin obteve contratos na estatal.

Ao longo de uma hora e meia de fala, Lula teria tentando se distanciar de Delcídio e disse que não participou da indicação do senador para a liderança do governo.

Lula disse a mesma coisa sobre o pecuarista José Carlos Bumlai e depois admitiu que ambos são “amigos próximos”. A reportagem da Folha você confere AQUI.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta