fbpx
“Encontro Contigo no Tempo” é lançado em Porto Velho com noite de autógrafos

Depois de quase 26 anos guardadas, as poesias, enfim, se revelam no Livro “Encontro Contigo no Tempo”, (Paixão Editores, 2014, 104 páginas) de Claudia, dos sentimentos da autora colocados no papel durante grande parte da sua vida, vivida em dois portos distintos e distantes um do outro. Porto Alegre, sua cidade natal, influenciou sua formação naturalmente num cenário típico da cultura local, porém com a mudança para Porto Velho, a pequena gaúcha vê, diante de si, o cenário de uma Amazônia ainda intensa e profunda, quase intocável. O grande contraste em relação ao sul do País, não passa despercebido pela menina de apenas 12 anos, contagiando-a em busca de novas explicações para entender o mundo e a si mesma.

Claudia reúne em sua obra “Encontro Contigo no Tempo”, além de muito sentimento, poesias que retratam as descobertas, as alegrias, dores e lembranças da autora desde a adolescência até a idade adulta. Mesmo sem a ordem cronológica dos registros, à medida que o leitor avança, percebe as diferentes fases, humores e também o ambiente que a cerca. Após a decisão da publicação das poesias, Claudia revisitou alguns poemas e notou a mudança de pensamento e atitudes que só a maturidade traz. Decidiu por manter vários do mesmo modo como foram escritos há décadas e outros sofreram uma releitura.

O livro é também uma homenagem à família, pois inclui na sua edição participações importantes. O quadro bordado que compõe a capa, a revisão do livro e o prefácio são de autoria de tias da escritora que em vários momentos foram decisivas pelo gosto e a introdução da autora ao mundo da leitura, da poesia, da escrita e dos desenhos. A artista carioca, Viviane Claro, é responsável pelos seis desenhos em nanquim que integram e completam algumas poesias. Os desenhos que ilustram as poesias “Índio é floresta” e “Sítio” foram inspirados em esboços feitos pela autora. A foto do quadro bordado que compõe a capa é do fotografo Filipe Correa. A responsável pela Edição gráfica é Ana Mesquita, designer. A editora Paixão Editores foi a responsável pela confecção e impressão do livro. A autora firmou importantes parcerias, como a da livraria Exclusiva, local de frequentes visitas da autora quando residia em Porto Velho, Livraria Palavraria e Banca Botafogo em Porto Alegre, e a livraria Torre de Papel em Vitória/Es.

Sobre o Evento

Lançamento e noite de autógrafos do Livro “Encontro Contigo no Tempo” de Claudia Portos (pseudônimo de Claudia Eugênia R Medeiros Leite). Paixão Editores, 2014, 104 páginas. Dia 24 de setembro de 2014, 19 horas, Livraria Exclusiva – Avenida Carlos Gomes, 2340, São Cristóvão – Porto Velho/RO.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta