Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Encontro de advogados trabalhistas da região norte é sucesso em Porto Velho

0

Foi com grande sucesso que ocorreu na última semana, em Porto Velho, o I Encontro de Advogados Trabalhistas da Região Norte, que contou com palestras, oficinas e debates. A ação foi promovida pela Associação Rondoniense de Advogados Trabalhistas (Aronatra), em parceria com a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) – cuja diretoria esteve presente, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro). Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que teve um caráter supra regional contando com a adesão de advogados de outros estados do país.

0000000000

A abertura do evento contou com a participação da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes, que falou sobre o tema “A Importância da Advocacia para os Avanços Jurisprudenciais do Superior Tribunal do Trabalho”. No segundo dia, houve a palestra do advogado Raimundo Cezar Britto (ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil). O assunto “Nova Sistemática Recursal Trabalhista” ainda foi tratado pelo advogado Ronaldo Tolentino, sob a presidência do Dr. João Pedro Ferraz dos Passos.

O encontro promovido pela Aronatra foi aberto com o pronunciamento do presidente da seccional Rondônia da OAB, Andrey Cavalcante, que parabenizou a realização do evento. “É uma iniciativa muito importante dessa área tão nobre do direito brasileiro, principalmente neste momento em que estão ocorrendo importantes mudanças trabalhistas, gerando grandes polêmicas”, afirmou.

00000000000

Pela primeira vez em Rondônia, a ministra do TST, Delaíde Miranda, foi a palestrante da noite. A magistrada agradeceu a organização da iniciativa feita pela Aronatra e abordou o tema da palestra. “Para mim é uma honra muito grande ter essa oportunidade de estar aqui hoje e poder participar desse encontro”, disse.

O presidente da Aronatra, Vitor Martins, agradeceu a todos os colaboradores, participantes e falou sobre a realização do Encontro de Advogados Trabalhistas da Região Norte. “Sonhamos com essa associação coletivamente e é uma honra contar com a presença de todos aqui, incluindo advogados vindos de outras partes do país. O encontro veio para promover o aperfeiçoamento. Nós iremos lutar até o fim pelos direitos trabalhistas e pela preservação dos direitos dos trabalhadores”, afirmou.

Para o vice-presidente da Aronatra, Max Rolim, as oficinas realizadas foram as grandes inovações do encontro. “Foi um sucesso, pois trazemos para Porto Velho representantes da advocacia trabalhista de toda a região norte e de vários outros estados. O formato de oficinas, uma inovação introduzida pelo evento, também foi muito prestigiado e rendeu intensos debates entre palestrantes e participantes, acerca dos temas abordados”.

No encerramento do primeiro dia do encontro, a ministra Delaíde Miranda disse que apreendeu muitas lições desde os 15 anos, quando foi empregada doméstica em Pontalina, sua cidade no interior de Goiás. Ela disse que tem orgulho de tudo que passou e que todos devem cuidar das carreiras, mas nunca perder as perspectivas do coletivo e finalizou: “o poder é do cargo e não da pessoa”.

O advogado Raimundo Cesar Brito, em sua palestra no segundo dia do encontro, defendeu o direito trabalhista e destacou a importância da área na proteção da sobrevivência dos cidadãos. “A função do advogado trabalhista não é só engravatar-se e ir ao tribunal. O que justifica nossa existência é a matéria prima: o trabalho. A proteção ao trabalho”, disse no evento promovido pela associação de Rondônia.

Oficinas

Durante a tarde de quinta foram realizadas três oficinas de forma simultânea aos participantes. Os assuntos foram: Advocacia em Dissídio Individual – Temática: Audiência Trabalhista, Advocacia Sindical – Temática: Prática da Advocacia em Direito Coletivo e Empreendedorismo Jurídico – Temática: Coaching para Advogados. Na sexta, as temáticas foram: Prerrogativa do Advogado Trabalhista, Processo Judicial em Causas Coletivas e Gestão de Escritório e Marketing Jurídico.

O advogado trabalhista Rodrigo Waughan Lemos, que foi palestrante na oficina Advocacia em Dissídio Individual, vê como uma grande oportunidade o encontro. “É extremamente importante para se atualizar e, além disso, trazer para a região a troca de experiências”, explanou Lemos.

Comentários
Carregando