Energia em Rondônia vai aumentar 13,4% a partir do dia 30

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, hoje (24), que o reajuste anual médio na tarifa de energia elétrica aplicada em Rondônia será de 13,41%. Esse reajuste é válido a partir desta segunda-feira (30) e sua influência no valor das contas se dará de forma gradativa e proporcional aos dias de consumo a partir dessa data [su_frame align=”right”] [/su_frame]base.

Para os consumidores residenciais o aumento percebido será de 12,58%, enquanto para os consumidores com fornecimento em Média e Alta Tensão o reajuste será de 15,52%.
Segundo a Aneel, encargos setoriais e o custo da energia foram os principais fatores que conduziram ao índice de reajuste tarifário da concessionária, considerando ainda um IGPM de 10,9% anual.

Cabe à Aneel estabelecer um valor de tarifa que assegure ao consumidor o pagamento de um valor justo, como também garantir o equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias de distribuição, para que possam manter a oferta do serviço com a qualidade, confiabilidade e continuidade necessárias.

O objetivo do reajuste é restabelecer anualmente o poder de compra da receita obtida por cada concessionária de energia.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta