Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Engordar é normal na gravidez. A dica principal é manter o equilíbrio

0

Ficar grávida é um momento de transformações na vida da mulher. Há hormônios que deixam a futura mamãe tomada por uma onda de sentimentos desconhecidos até então. Outra mudança evidente está no corpo da gestante: as curvas se arredondam conforme o grande dia em que terá o filhote nos braços se aproxima. É neste momento que muitas mulheres se pegam pensando em como voltarão ao peso com o qual se sentem bonitas. Há algum risco em se fazer dieta durante a gravidez? O ganho de até quantos quilos é considerado saudável neste período? Vamos ajudá-la a entender isso.

Durante a gravidez os médicos consideram saudável que se ganhe entre 11 e 15 quilos, o que facilitará a posterior perda de peso. É natural engordar mais nos dois últimos trimestres da gestação, já que no primeiro ciclo muitas mulheres são acometidas por náuseas e vômitos, que podem levá-las, inclusive, a emagrecer. Esqueça a ideia de “comer por dois” acreditando que assim o bebê nascerá mais saudável ou forte.

Lembre-se: não é a quantidade, mas a qualidade do que se come que influenciam nestes fatores. É bom lembrar que as bebidas alcóolicas estão proibidas neste período e que a futura mamãe deve reduzir o consumo de cafeína, assim como de gorduras saturadas e sal.

É importante se dedicar a alguma atividade física moderada, como caminhada, alongamento, hidroginástica ou ioga, por exemplo. Este hábito a ajudará não só a manter o peso equilibrado, mas também aliviará as dores e inchaços que podem surgir na gravidez. Não esqueça de consultar um médico para que ele avalie qual é o exercício mais indicado para você.

E a dica final é sempre manter o bom senso. Este não é o momento de exagerar na comida, nem de fazer dietas por conta própria. Mantenha o equilíbrio e assim terá uma gravidez tranquila, dentro do peso adequado e, principalmente, saudável!

Fonte: r7

Comentários
Carregando