Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Entenda o enredo da crise na Crimeia

0

Geografia

A Crimeia é uma península localizada na costa setentrional do Mar Negro, com uma área de 26 mil km². Sua capital é Simferopol. Faz fronteira com a região de Kherson ao norte, tem saída para o Mar Negro ao sul e para o Mar de Azov ao leste. Ela está ligada à Ucrânia por uma pequena faixa de terra e é separada da Rússia por uma estreita área de mar. O território da Crimeia é um resumo da divisão política e cultural que ocorre na Ucrânia (leste: pró-Rússia e oeste: pró-Europa).

Criemia

 

 

 

 

 

 

 

 

História

No século 18, o território da Crimeia foi conquistado pelo Império Russo. A anexação terminou em 1783. Entre 1854 e 1856, ocorreu a Guerra da Crimeia. De um lado, o Império Russo e, do outro, uma coligação com Reino Unido, França, Sardenha e Império Otomano (atual Turquia). A Guerra fez mais de 500 mil mortos e serviu como precursora da Primeira Guerra Mundial.

De 1918 a 1922, o poder da península mudou de mão diversas vezes até que, em 1921, a região se tornou parte da União Soviética. Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães ocuparam a maior parte da Crimeia. Somente em 1944, a região foi retomada por forças soviéticas. Contudo, tártaros, armênios, búlgaros e gregos da península foram deportados, sob a acusação de terem colaborado com a invasão nazista.

crimeia

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1954, por decisão do secretário-geral do Partido Comunista, a Crimeia foi cedida à Ucrânia pela, então, União Soviética. Foi um “presente” para comemorar os 300 anos da unificação da Rússia como parte oriental da Ucrânia. A região se tornou independente em 1992, um ano depois da independência da própria Ucrânia. Mas, logo em seguida, a Crimeia voltou a fazer parte da Ucrânia como república autônoma.

crimeia1

 

 

 

 

 

 

 

Quase 2 milhões de pessoas moram na Crimeia. Mais da metade da população é formada por russos. As línguas oficiais da Crimeia são o ucraniano, o russo e o tártaro da Crimeia. Mas, enquanto na Ucrânia de 0 a 20% da população fala russo, na Crimeia, mais de 50% da população fala russo.

Importância Geográfica

A posição geográfica da Crimeia é seu maior valor estratégico. A saída para o Mar Negro, onde a Rússia tem o único porto, é o que lhe dá relevância comercial e militar, seja para entrada e saída de cargas como para ter controle do canal que liga o Mar Negro ao Mar de Arzov.

Comentários
Carregando