fbpx
Entenda por que você boceja

Você consegue não bocejar ao ver uma pessoa próxima inspirar fundo, espichar os braços e abrir a boca para soltar o ar como se estivesse indo dormir? Há estudiosos que defendem que o bocejo alheio seja contagiante:

— Cerca de 50% das pessoas que observam um bocejo vai bocejar em resposta — diz Robert Provine, especialista no assunto.

Porém, um novo estudo — publicado pela BBC — afirma que o bocejo pode ajudar a relaxar o cérebro e impedi-lo de superaquecer. O pesquisador Andrew Gallup diz que o movimento violento da mandíbula move o fluxo de sangue ao redor do crânio, ajudando a eliminar o excesso de calor, enquanto a inspiração profunda traz ar fresco para as cavidades nasais e ao redor da artéria carótida levando de volta para o cérebro.

O estudioso propôs um teste para ver se as pessoas estão mais ou menos propensas a bocejar em diferentes temperaturas. Em condições normais, Gallup descobriu que cerca de 48% das pessoas sentiram vontade de bocejar. Mas, quando ele pediu para aplicar uma compressa fria na testa, apenas 9% sucumbiu ao bocejo. Respirar pelo nariz, o que também poderia esfriar o cérebro, foi ainda mais eficaz: eliminou completamente a vontade dos participantes de bocejar.

O resfriamento do cérebro também pode tornar-nos mais alerta — nos acordar quando estamos entediados e distraídos.

Fonte: zh noticias

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta